Microsoft coloca inteligência artificial do Bing no teclado SwiftKey

Versão beta do SwiftKey para Android agora tem acesso direto ao chatbot, sem precisar de outro app; IA gera textos, responde a perguntas e faz ajustes de tom

Giovanni Santa Rosa
Por
Bing (Imagem: Unsplash / Rubaitul Azad)
Bing (Imagem: Unsplash/Rubaitul Azad)

A tendência da inteligência artificial está chegando a mais um tipo de aplicativo: teclados de smartphone. O SwiftKey, que é da Microsoft, agora tem acesso rápido à inteligência artificial do Bing, para fazer perguntas e reescrever textos.

O SwiftKey já contava com um atalho para o Bing. Com ele, dá para fazer buscas diretamente no teclado, sem precisar abrir o navegador ou outro app. Se você já usou o Gboard, do Google, sabe como isso funciona.

Agora, além da busca, o SwiftKey oferece as opções de tom e chat. O chat é aquilo que já vimos no Bing e no ChatGPT: uma inteligência artificial que entende pedidos feitos em linguagem natural e executa tarefas de texto, como escrever rascunhos e buscar informações (sem muita precisão).

Já o tom serve para fazer ajustes e alguma coisa que você já escreveu — um e-mail, uma mensagem, um documento, e assim por diante. Ele pode ajudar a adotar uma abordagem mais formal ou mais descontraída, como você julgar apropriado.

Por enquanto, a ferramenta está disponível apenas para a versão beta do teclado para Android. Segundo Pedram Rezaei, CTO de dispositivos móveis e comércio da Microsoft, a distribuição está acontecendo lentamente. Até agora, ninguém se pronunciou sobre levar o recurso para a versão para iOS.

IA também é tendência em teclados

O SwiftKey foi comprado pela Microsoft em 2016, quando ele ainda era um dos apps mais populares no Android. O teclado também tem uma versão para iOS, mas ela não é atualizada com muita frequência. A Microsoft chegou a encerrar o suporte a ela em 2022, mas recuou e voltou à App Store.

A onda de inteligência artificial iniciada em novembro de 2022 pelo ChatGPT parece ter muito potencial nos smartphones. O Paragraph AI, por exemplo, é um teclado que usa o ChatGPT para gerar textos baseados em pedidos do usuário. Ele funciona no Android e no iOS, e tem ainda uma extensão para o Chrome.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados