Uber e CPTM fazem parceria para novos pontos de embarque e desembarque

Iniciativa começou com testes em 14 estações, mas agora está presente em todas as 57; intuito é de oferecer segurança e organizar o fluxo de pessoas

Ricardo Syozi
Por
Trem da CPTM (Imagem: Unsplash / danilo.alvesd)
Trem da CPTM (Imagem: Unsplash / danilo.alvesd)

Com o objetivo de facilitar as viagens de milhares de usuários, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fez uma parceria com a Uber. As empresas criaram novos pontos de embarque e desembarque nas 57 estações de trem, que atendem a capital de São Paulo e as regiões Metropolitanas. A iniciativa já está liberada para todos que usam o aplicativo e querem uma melhor experiência no deslocamento.

A novidade foi anunciada pela CPTM na quinta-feira (6). Ela afirmou que a parceria com a Uber começou em 2022 em um projeto-piloto.

Inicialmente, 14 estações serviram como testes: Luz e Palmeiras-Barra Funda, na Linha 7-Rubi; Estações Osasco e Jardim Silveira, na Linha 8-Diamante; Estações Santo Amaro e Primavera-Interlagos, na Linha 9-Esmeralda; Estações Brás e Tamanduateí, na Linha 10-Turquesa; Estações Guaianases e Suzano, na Linha 11-Coral; Estações Itaim Paulista e Jardim Romano, na Linha 12-Safira; Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, na Linha 13-Jade.

Segundo a empresa, a adesão dos passageiros foi um sucesso. Como resultado, a colaboração foi ampliada para todas as 57 estações da CPTM em 2023.

O intuito da iniciativa é de “oferecer segurança aos usuários, organizar o fluxo no entorno das estações e melhorar a experiência do deslocamento das pessoas”. Como um usuário ativo dos dois serviços, acredito que a novidade vai ser bastante útil, pois nem sempre é fácil encontrar pontos de embarque assim que deixo uma estação.

Uber
Vai ficar mais fácil encontrar um Uber assim que sair de uma estação da CPTM (Imagem: Reprodução / Internet)

Uber começou 2023 com muitas novidades

A colaboração com a CPTM em São Paulo não é a primeira iniciativa do aplicativo de viagens neste ano. Apenas em março, por exemplo, a Uber anunciou duas novidades para sua base de usuários.

Ainda em fase de testes, o app passará a dar instruções para que o passageiro consiga chegar mais facilmente a um de seus carros nos aeroportos. Guarulhos e Congonhas já estão recebendo a ação, que visa tirar a dor de cabeça na hora de encontrar o local no qual o veículo está esperando pela pessoa.

O guia tem fotos para ajudar a reconhecer os pontos de embarque durante o caminho, tudo funcionando como um passo a passo.

Outro serviço que está em fase inicial no aplicativo de viagens é o Uber Resolve. Ele promete ajudar em atividades extras, como retirar encomendas em uma loja ou coletar uma assinatura. A empresa afirmou que a nova modalidade será focada em pequenas tarefas tanto para motoristas de carros quanto de motos.

Haverá um limite de tempo e quilometragem em cada percurso, mas se o trabalho ultrapassar qualquer um dos dois, será cobrado o valor excedente. Essa opção só está disponível em Curitiba, por enquanto.

Receba mais sobre CPTM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados