Google Authenticator ganha finalmente sincronia com a nuvem

Agora você não precisará mais se preocupar em ficar sem os códigos de verificação ao perder o celular; novidade já está disponível em uma atualização

Ricardo Syozi
Por
Authenticator terá sincronia com a nuvem (Imagem: Divulgação / Google)

O Google anunciou que o aplicativo do Authenticator finalmente vai sincronizar com a nuvem. Assim, será possível ver todos os códigos de verificação após realizar o login em sua conta da gigante de buscas. Esse recurso é muito esperado pelos usuários, que precisavam realizar toda a configuração sempre que trocavam de smartphone.

O anúncio surgiu em uma postagem no blog do Google na segunda-feira (24). A sincronia do Authenticator com a nuvem funcionará na versão do app tanto para Android quanto iOS. Basta realizar a atualização em seu dispositivo para ter acesso ao aguardado recurso.

Segundo a gigante de buscas, o objetivo dela ao lançar o aplicativo em 2010 era o de oferecer aos sites uma maneira fácil e gratuita de trazer as identificações em dois fatores. Milhares de empresas e usuários passaram a adotar a funcionalidade ao redor do mundo. Porém, a preocupação de perder o aparelho de alguma forma acabava dando dor de cabeça.

Com a sincronia em nuvem, isso diminui consideravelmente, já que tudo o que a pessoa precisa ter é seu próprio login e senha do Google para acessar os códigos de verificação, como a companhia destacou:

Um dos principais comentários que ouvimos dos usuários ao longo dos anos foi a complexidade em lidar com dispositivos perdidos ou roubados com o Google Authenticator instalado. Como os códigos únicos no Authenticator eram armazenados apenas em um único dispositivo, a perda desse gadget significava que os usuários perdiam a capacidade de entrar em qualquer serviço no qual haviam configurado 2FA usando o Authenticator.

Além disso, o ícone do app ganhará uma repaginada. Ele deixará para trás o símbolo que lembra um cofre e será substituído por um asterisco colorido.

Google Authenticator (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Authenticator (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google ainda quer um futuro sem senhas

De acordo com a empresa, apps para gerenciar códigos de verificação em duas etapas continuam sendo uma parte importante de segurança na internet hoje em dia.

Contudo, o Google acredita que “para realmente resolver problemas de senha, precisamos ir além das senhas completamente”. Sendo assim, a marca afirmou estar preparando o terreno para um futuro sem senha por mais de uma década.

Para você acessar uma página ou um perfil, tudo o que precisará fazer é desbloquear o seu telefone. O seu aparelho vai guardar uma credencial chamada de “passkey”, que servirá para entrar em suas contas online. Nas palavras da gigante de buscas:

A chave de acesso (passkey) torna o login muito mais seguro, pois é baseada em criptografia de chave pública e só é exibida em sua conta online quando você desbloqueia o telefone.

A intenção da companhia é a de começar a disponibilizar esses recursos ainda em 2023.

Com informações: The Verge.

Receba mais sobre Google Authenticator na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados