Em novembro, a Adobe demonstrou uma ferramenta que permite selecionar pessoas com um clique. Agora, o Photoshop foi atualizado com este e outros recursos.
A função “Selecionar objeto” encontra automaticamente a pessoa, animal ou objeto mais proeminente na imagem utilizando a inteligência artificial proprietária Adobe Sensei.
Para usá-la, basta ir em Selecionar > Objeto. A ferramenta também aparece na barra de opções ao usar a Seleção rápida ou Varinha mágica. Então, você pode selecionar e manipular o objeto com apenas um clique.
O Engadget testou a novidade em várias fotos de pessoas, câmeras, cães e gatos. “Se os objetos estiverem bem separados do plano de fundo em termos de cores, forma e profundidade de campo, o sistema funciona bem. Por outro lado, se o plano de fundo for similar ou excessivamente complexo, o recurso falha em graus variados.”
Eis alguns exemplos da seleção inicial:
Se a inteligência artificial errar e a seleção incluir parte do plano de fundo, você pode usar a opção Subtrair, ou segurar a tecla Alt (Windows)/Option (macOS) enquanto clica na área a ser removida.
A Adobe diz que a função “Selecionar objeto” não vai selecionar objetos perfeitamente o tempo todo, mas é um bom ponto de partida, tornando o resto do processo manual muito mais simples.
O Photoshop 19.1 também ganhou suporte melhorado a telas com alta densidade de pixels no Windows. Ele muda a escala automaticamente, de 100% até 400%, com incrementos de 25 pontos percentuais.
Além disso, ele funciona melhor em múltiplas resoluções: por exemplo, se você tem um laptop Full-HD conectado a um monitor 4K, a interface se ajusta dependendo de onde o programa é exibido, evitando elementos muito grandes ou muito pequenos.
Por fim, temos suporte ao Surface Dial, controle giratório que permite ajustar as propriedades do seu pincel ao desenhar. O Photoshop custa a partir de R$ 35 mensais (em um plano anual) dentro da Adobe Creative Cloud.