Como descobrir se alguém está usando sua conta da Netflix

Acha que alguém ainda está entrando na sua conta da Netflix sem permissão? Veja como descobrir e se livrar disso

Jean Prado
Por

Vem notando algo estranho recentemente no seu perfil? Saiba se é alguém não autorizado que está com acesso à sua senha ou mesmo se a conta da Netflix foi hackeada.

Uma prática comum entre usuários da Netflix é compartilhar a senha com amigos ou família e usar uma conta só, para economizar no valor da mensalidade (principalmente para quem tem planos com suporte até quatro telas simultâneas).

Porém, um amigo pode passar a senha para outra pessoa e assim vai; às vezes, fica difícil ter o controle de quem, exatamente, tem acesso à conta.

Netflix

1. Ver o que estão vendo

O principal indício de que alguém está usando a sua conta é que séries ou filmes que você nunca viu podem aparecer como reproduzidos recentemente no seu perfil ou em outros perfis da sua conta.

É possível descobrir o histórico de reproduções na Netflix indo em Conta > Minha atividade. Por lá, basta procurar por algum filme ou série que não foi visto por você — vale apontar, essa página mostra apenas a atividade do seu usuário (se cada pessoa tem um usuário, consulte-os cada um).

Se o que está lá não foi visto por você nem por outras pessoas que têm seus próprios perfis, é possível que um terceiro tenha obtido acesso à sua conta da Netflix. Ainda assim, essa métrica não é tão precisa: alguém que sabe da existência dessa seção pode apenas apagar o histórico do que foi visto logo em seguida.

2. Veja acessos recentes à conta

Para uma análise mais precisa, é preciso buscar mais de informações. Logo abaixo de “Minha atividade”, você pode clicar em Veja os acessos recentes à conta. Nesta outra página, são mostradas as vezes que alguém fez login na sua conta, de todos os perfis.

As sessões são mostradas com a data e hora do acesso e uma estimativa de onde a conexão foi feita. Olhe cuidadosamente esses dados e procure por alguma localização ou dispositivo desconhecido.

Por exemplo, se você não entrou na Netflix ontem e há um acesso registrado, é provável que outra pessoa tenha acessado a sua conta. Caso sua conta seja compartilhada, veja com as outras pessoas que têm a senha se elas fizeram login. Se nenhuma entrou, tem algo estranho rolando.

3. Algo de incomum?

No geral, também é bom procurar por algo de incomum no seu perfil, principalmente nas recomendações. A Netflix passou a recomendar muito comédia romântica para você sendo que você só assiste a documentários? É bom verificar com o pé atrás da orelha. Vale lembrar, porém, que algoritmos são imprevisíveis e pode ser uma característica do próprio algoritmo da Netflix.

Como acabar com isso

De qualquer forma, para ter segurança de que o acesso à conta está feito somente por pessoas autorizadas e que a conta não foi hackeada por terceiros, aconselhamos você a:

  • mudar a senha da conta: em Conta > Alterar senha é possível fazer isso. Escolha uma senha forte e diferente da anterior;
  • fazer logout geral: ainda na página da Conta, procure pela opção Encerrar a sessão em todos os aparelhos, em Configurações. Todos os dispositivos que estavam conectados à Netflix antes serão desconectados.

Dessa forma, todo mundo que tinha acesso à conta não vai conseguir mais entrar. Você precisará fazer login novamente onde quiser usar a Netflix. Lembre-se de passar a senha nova para apenas os amigos de confiança para os quais você quer dar acesso.

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados

Relacionados