Na semana passada, o desenvolvedor Abraham Masri revelou um bug embaraçoso no iOS. Se o app Mensagens recebe um link com muitos metadados, isso pode travar até mesmo o próprio iPhone.

A Apple eliminou este bug com o iOS 11.2.5. Nas notas de versão, ela explica a falha corrigida: “processar uma mensagem de texto criada de forma maliciosa pode levar a uma negação de serviço do aplicativo”.

O app Mensagens carrega uma prévia dos links que recebe, mas não conseguia lidar com uma quantidade gigantesca de metadados. Ele podia fechar repentinamente, ou travar o iOS.

A atualização do iOS também traz suporte ao HomePod, alto-falante inteligente que será lançado em fevereiro; e ensina a Siri a ler notícias com o comando “play the news” — mas só nos EUA, Reino Unido e Austrália.

Além disso, a Apple está atualizando o kernel do macOS Sierra (10.12.6) e El Capitan (10.11.6) para mitigar a falha Meltdown. Ela permite acessar a memória reservada ao kernel do sistema operacional, que tem permissões maiores; e afeta processadores da Intel.

Um patch para as falhas Spectre e Meltdown foi distribuído no início do mês para o macOS High Sierra.

Com informações: TechCrunch, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados