A AMD vai lançar um monte de chips Ryzen em 2018
Os lançamentos incluem processadores Ryzen de segunda geração, além de chips Threadripper
Os lançamentos incluem processadores Ryzen de segunda geração, além de chips Threadripper
AMD e Intel agoras são “parceiras”, mas isso não quer dizer que a rivalidade entre as duas terminou: a primeira aproveitou a CES 2018 para anunciar as suas principais novidades para o ano, como as novas gerações dos processadores Ryzen e Threadripper, além de chips Ryzen Mobile.
As novidades começam com dois chips Ryzen para desktops que devem ser lançados no próximo mês:
Para o segundo trimestre, a AMD reservou três chips Ryzen Pro Mobile, que devem equipar laptops ultrafinos que precisam de bastante desempenho. Todos têm 6 MB de cache e TDP de 15 W:
A AMD anunciou ainda dois processadores Ryzen 3 para este mês que virão para complementar os chips Ryzen 7 2700U e Ryzen 5 2500U para notebooks anunciados no ano passado:
Ainda que sem entrar em detalhes, a AMD prometeu revelar em abril os primeiros chips Ryzen com a nova microarquitetura Zen+, cuja principal característica é um processo de fabricação de 12 nanômetros.
Na verdade, esses chips estão sendo vistos como um aprimoramento da atual geração de 14 nanômetros. Seja como for, a expectativa é a de que os novos modelos tragam ganho de desempenho de pelo menos 10% no consumo de energia, tecnologias como Precision Boost 2 (para controle de overclock) e frequências mais altas.
Com menos detalhes ainda, a AMD prometeu para o próximo semestre a segunda geração de processadores Threadripper (para fazer frente aos chips Intel Core i9). Mais ou menos na mesma época deveremos ter informações sobre as GPUs Vega de 7 nanômetros, assim como sobre a futura geração de chips gráficos Navi.
A companhia também já fala em lançar as microarquiteturas Zen 2 e Zen 3, ambas com processo de fabricação de 7 nanômetros. Mas elas só devem aparecer em 2019 e 2020, respetivamente.