AMD leva recurso que otimiza jogos para chips Ryzen 3000
Antes compatível apenas com chips Ryzen 5000, tecnologia AMD Smart Access Memory agora funciona com linha Ryzen 3000
Antes compatível apenas com chips Ryzen 5000, tecnologia AMD Smart Access Memory agora funciona com linha Ryzen 3000
Com o anúncio da Radeon RX 6700 XT, na quarta-feira (3), a AMD expandiu a tecnologia Smart Access Memory, que otimiza o acesso à memória gráfica. Até então, o recurso funcionava apenas com placas de vídeo da série Radeon RX 6000 trabalhando em conjunto com processadores Ryzen 5000. Agora, chips Ryzen 3000 também são compatíveis.
Smart Access Memory é o nome que a AMD usa para a Resizable BAR, tecnologia ligada ao PCI Express. Durante a execução de um jogo, informações sobre elementos gráficos podem ser transferidos com frequência do processador para a placa de vídeo. Basicamente, a Resizable BAR facilita esse trabalho ao permitir que a CPU tenha acesso direto a toda a memória da GPU.
Na abordagem padrão, esse acesso é feito em blocos. Com a nova técnica, várias solicitações de transferência de dados entre CPU e GPU podem ser executadas simultaneamente. Dependendo do jogo, a Resizable BAR pode fazer o desempenho melhorar em 15%, aproximadamente — em alguns casos, o ganho de performance chega a 20%, de acordo com o TechSpot.
A tecnologia Smart Access Memory foi revelada pela AMD junto com o anúncio das placas Radeon RX 6800, Radeon 6800 XT e Radeon 6900 XT. Como membro da família, a recém-chegada Radeon RX 6700 XT também é compatível com o recurso.
Pegando carona no anúncio mais recente, a AMD anunciou que essas placas poderão ativar a Smart Access Memory em computadores equipados com processadores Ryzen 3000. Até então, apenas chips da série Ryzen 5000 eram compatíveis, como já ficou claro.
Essa é uma novidade importante. Além de ampliar o acesso à tecnologia, o anúncio chega em um momento em que consumidores têm enfrentado certa dificuldade para encontrar chips AMD Ryzen 5000 no mercado.
Agora, o momento do “mas”: para a Smart Access Memory funcionar com processadores Ryzen 3000, é necessário contar com uma placa-mãe baseada em chipset B550 ou X570. A tecnologia não funciona com placas equipadas com os chipsets B450 e X470. Chips Ryzen 3000G também não são compatíveis.
A AMD não é a única companhia a dar espaço à Resizable BAR. A Nvidia também está ativando a tecnologia em suas GPUs mais recentes. A série GeForce RTX 3000 para notebooks já é compatível. A GeForce RTX 3060 para desktops também. Os demais modelos RTX 3000 para desktops deverão ser compatíveis até o fim do mês.
Para a Resizable BAR funcionar com essas placas, elas devem trabalhar em conjunto com processadores AMD de arquitetura Zen 3 ou com chips Intel de 10ª e 11ª gerações.
Com informações: The Verge, Tom’s Hardware.