Android 12 ganha nova prévia com melhorias para apps de câmera

Google lança Android 12 Developer Preview 3 com tela de abertura ao iniciar apps, feedback háptico aprimorado em jogos e mais

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Pixel 4 XL (Foto: Daniel Romero / Unsplash)
Google Pixel 4 XL (Foto: Daniel Romero / Unsplash)

O Google liberou o Android 12 Developer Preview 3 nesta quarta-feira (21): esta prévia voltada para desenvolvedores traz algumas pequenas mudanças que os usuários poderão notar, como uma tela de abertura ao iniciar apps, notificações melhoradas para ligações, feedback háptico aprimorado em jogos, e recursos adicionais para apps de câmera.

O Android 12 está pegando uma das características de interface do iOS – a tela de abertura (splash screen ou launch screen). Basicamente, ao abrir um app, o sistema não vai exibir a interface logo de cara: em vez disso, você verá o ícone em tamanho maior ou uma animação. Isso é ativado por padrão para todos os aplicativos.

O Google afirma que, com isso, a inicialização de apps se tornará “uma experiência mais consistente e agradável”. Enquanto isso, a Apple diz que a launch screen no iOS “serve apenas para melhorar a percepção de que seu app carrega rápido e de que ele fica imediatamente pronto para usar”. Ou seja, isso dá a impressão de velocidade enquanto o aplicativo prepara tudo para o usuário.

No Android 12, é possível usar novas APIs para escolher a cor de fundo na tela de abertura, e substituir o ícone do app (que é o padrão) por um ícone personalizado ou uma animação. Um vazamento do XDA Developers já tinha mostrado como isso vai funcionar:

Splash screen no Android 12 (Imagem: XDA Developers)

Splash screen no Android 12 (Imagem: XDA Developers)

Melhorias de câmera no Android 12

Além disso, o Android 12 está se adaptando para celulares com câmeras mais avançadas. Muitas fabricantes têm efeitos de câmera personalizados como HDR, modo noturno e bokeh (borrar plano de fundo), mas que não ficavam tão acessíveis para desenvolvedores criando seus próprios apps. Agora, esses recursos adicionais ficam mais fáceis de usar através do pacote Camera2, sem exigir alterações significativas no código.

E sabe aqueles celulares com 48, 64 ou 108 megapixels? Eles combinam os pixels adjacentes para atuarem como um só, a fim de capturar mais luz – e essa técnica poderá ser aproveitada por apps de terceiros, graças a novas APIs.

Interface para ajustar volume no Android 12 (Imagem: Reprodução / XDA Developers)

Interface para ajustar volume no Android 12 (Imagem: Reprodução / XDA Developers)

O Google vai mudar a interface das notificações de chamadas: isso inclui ligações tradicionais pela sua operadora, reuniões em vídeo e outros. A empresa não divulgou imagens, mas explica que os apps poderão indicar a importância das chamadas ativas, exibindo um aviso proeminente com o tempo de duração na barra de status; ao tocar nele, você retorna à chamada.

Há algo especial para jogos no Android 12 DP3: mais ferramentas para criar feedback háptico. O celular treme na sua mão graças a diferentes atuadores embutidos na parte interna; os desenvolvedores podem acessar esses atuadores de forma independente para criar efeitos mais imersivos e complexos.

E me chamou a atenção uma mudança na forma em que o Android 12 faz backups. Ao configurar um smartphone novo, o usuário pode escolher se seus dados virão da nuvem (Google Drive) ou de outro dispositivo próximo. O desenvolvedor agora tem uma liberdade maior dentro desses dois cenários: por exemplo, é possível evitar que um arquivo grande seja salvo na nuvem, mas liberar sua transferência para um novo celular.

Linha do tempo do Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Linha do tempo do Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Claro, esse é só o começo para o Android 12: comentamos sobre notificações mais responsivas, atualizações mais rápidas e modo compacto nas prévias anteriores. As maiores novidades ficarão para o Google I/O, evento no qual a empresa lançará a primeira versão beta para a linha Pixel e celulares de outras marcas.

O Android 12 DP3 pode ser instalado no Pixel 3/3 XL, Pixel 3a/3a XL, Pixel 4/4 XL, Pixel 4a/4a 5G ou Pixel 5; ou usando o emulador de Android para PC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados