Android 12 vai hibernar apps de forma automática para liberar espaço
Android 12 deve trazer recurso para suspender aplicativo sem uso para liberar espaço, economizar bateria e proteger dados
Android 12 deve trazer recurso para suspender aplicativo sem uso para liberar espaço, economizar bateria e proteger dados
O Google está trabalhando em uma ferramenta que promete liberar mais espaço do celular no Android 12. De acordo com o XDA-Developers nesta segunda-feira (19), o recurso é capaz de colocar um aplicativo para hibernar automaticamente caso não seja utilizado por alguns meses. A ferramenta também revoga as permissões e desativa as notificações do app suspenso para proteger dados e economizar bateria.
Os detalhes da função, que também deu as caras em janeiro, foram encontrados na prévia vazada do Android 12. Conforme mostra o site, a nova versão deve aproveitar a ferramenta do Android 11 para revogar a permissão de apps sem uso. Mas o recurso seria expandido para também atender outras finalidades no futuro.
Em uma captura de tela, por exemplo, a seção “Apps não usados” (em tradução livre) aparece com a opção “Remover permissões e liberar espaço”, dentro das definições do aplicativo. No Android 11, o item é apresentado como “Remover permissões se o app não for usado” e fica na página de permissões.
O site ainda ativou a hibernação manual de alguns softwares durante a análise da função. Neste caso, após suspendê-los, uma nova opção surgiu nas configurações gerais de aplicativos, chamada de “Apps não usados”. Ao acessá-la, é possível visualizar uma lista com os apps que foram desativados pela ferramenta.
“Se um aplicativo ficar sem uso por alguns meses: as permissões são removidas para proteger seus dados; as notificações são interrompidas para economizar bateria; os arquivos temporários são removidos para liberar espaço”, diz a descrição do recurso.
Até o momento, não se sabe quando a função vai aparecer aos usuários do sistema.
O Android 12 é a próxima versão do software do Google. Além da hibernação de apps, o sucessor do Android 11 está cotado para chegar com melhorias na ferramenta para captura de telas, na multitarefa e na privacidade, além de mudanças na interface. O acesso à lixeira oculta do sistema é outra novidade aguardada.
O sistema teve a sua primeira prévia disponibilizada aos desenvolvedores em meados de fevereiro. A expectativa é de que novas informações sobre a atualização sejam apresentadas durante o Google I/O 2021, em maio.
Com informações: XDA-Developers