Como liberar espaço no PC mandando arquivos para o OneDrive

Saiba como liberar espaço no PC, configurando o OneDrive para mandar todos os seus documentos e arquivos automaticamente para a nuvem

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
onedrive

O OneDrive pode ser usado para liberar espaço do PC automaticamente: aliado a uma opção do sistema operacional, ele agora é capaz de remover do armazenamento local todos os arquivos que o usuário não estiver usando, e guarda-los na nuvem.

Neste tutorial, nós explicamos como liberar espaço no PC, utilizando o Sensor de Armazenamento do Windows 10 em conjunto com a nuvem do Microsoft OneDrive.

Como liberar espaço no PC automaticamente

O Windows 10 conta com o Sensor de Armazenamento, uma ferramenta que libera espaço em disco automaticamente, sempre que detecta que o espaço em disco está acabando, ou faz uma faxina periódica de acordo com as configurações do usuário.

Recentemente, ele recebeu uma nova opção que o integra ao OneDrive, o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. Com ela, o Sensor de Armazenamento passou a ser capaz de mover para a pasta online todos os arquivos que o usuário não utilizar em um determinado período. Assim, ele deixarão de ocupar espaço em disco, mas não serão deletados. Ao invés disso, serão todos salvos na pasta do usuário no OneDrive.

Windows 10 / Sensor de Armazenamento / Como liberar espaço no PC

Para ativar a ferramenta, é preciso ter uma conta no OneDrive já configurada no Windows 10, e a atualização de outubro de 2018 instalada em seu computador.

  1. Na ferramenta de busca de Windows 10, digite “Armazenamento”;
  2. Clique em Configurações de Armazenamento;
  3. Em Sensor de Armazenamento, mude a chave para Ativado;
  4. Clique em Alterar o modo de liberar espaço automaticamente;
  5. Em OneDrive, no menu Conteúdo se tornará apenas online se não for aberto por mais de uma vez;
  6. Escolha o período de tempo que você deseja que os arquivos deverão ser movidos para o OneDrive : 1, 14, 30 ou 60 dias.

E pronto.

Quando um arquivo é enviado para o OneDrive, o Sensor de Armazenamento deixa um marcador no ícone, que possui três estados distintos:

  • Nuvem azul: o arquivo está apenas na nuvem;
  • Marca de verificação verde em um círculo branco: o arquivo está na pasta local, mas poderá ser movido para a nuvem se for preciso liberar espaço;
  • Marca de verificação branca em um círculo verde: o arquivo está na pasta local e não será movido para a nuvem, não importando o quanto espaço liberaria.

De qualquer forma, uma vez configurado o Sensor de Armazenamento se encarrega de tudo sozinho, e o usuário não precisa se preocupar em perder documentos e arquivos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre OneDrive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados