Android Pie chega a 10% dos dispositivos; Oreo é versão mais popular
Android 9 Pie chegou a 10% mais rápido que Oreo e Nougat; para Google, isso é sinal de que Projeto Treble está funcionando
Android 9 Pie chegou a 10% mais rápido que Oreo e Nougat; para Google, isso é sinal de que Projeto Treble está funcionando
As atualizações do Android são notoriamente lentas na maioria dos casos, mas a situação está melhorando um pouco: o Pie atingiu participação de 10,4% entre os dispositivos com acesso à Play Store, atingindo esse marco mais rápido que versões anteriores; o Google diz que isso ocorreu devido ao Projeto Treble. Enquanto isso, o Oreo se tornou a versão mais popular.
Como nota o VentureBeat, o Android Nougat e Oreo levaram 10 meses para chegar a 10% de adoção; o Pie conseguiu acelerar um pouco esse ritmo, demorando cerca de 8 meses para chegar à mesma porcentagem.
Para o Google, isso é um sinal de que o Projeto Treble está funcionando. A arquitetura do Android foi dividida em módulos para acelerar atualizações. Isso está disponível desde o Oreo, então a migração para o Pie é seu primeiro teste real.
O início não foi muito auspicioso: em outubro, dois meses após o lançamento do Android Pie, ele ainda estava em menos de 0,1% dos dispositivos. Desde então, Asus, HMD/Nokia, Motorola e especialmente a Samsung passaram a atualizar seus celulares já lançados, além de vender novos smartphones com Pie direto da caixa.
A Asus atualizou o Zenfone 5 e 5Z; a Motorola contemplou a linha Moto G6 e Motorola One, entre outros; enquanto a HMD distribuiu o Pie para quase todos os celulares que lançou com a marca Nokia. A Samsung, por sua vez, preparou a interface One UI e vem distribuindo o update para as linhas Galaxy S9, S8, Note 9, Note 8, além de intermediários como Galaxy A6+, A7, A8+, J4, J6 e J8.
Claro, o Android continua sendo atualizado de forma mais lenta que o iOS, sistema controlado pela Apple. O iOS 12 já estava instalado em 50% de todos os iPhones e iPads 23 dias após o lançamento. Em fevereiro, 80% desses dispositivos estavam usando a versão mais recente.
O Google anunciou que existem mais de 2,5 bilhões de dispositivos Android ativos no mundo. Enquanto isso, a base instalada ativa da Apple tem 1,4 bilhão de dispositivos, incluindo unidades em uso do iPhone, iPod Touch, iPad, Mac, Apple TV e Apple Watch; desse total, 900 milhões são iPhones.
10 years and now over 2.5 billion active devices. Thanks for joining us on this journey. #io19 pic.twitter.com/wC2VcVgEBS
— Android (@Android) May 7, 2019
O Google costumava informar a distribuição de versões do Android todo mês, dizendo a porcentagem de dispositivos no Oreo, Nougat, Marshmallow e outras. A empresa parou de fazer isso em novembro para “manutenção”; ela sofreu uma perda de dados inesperada envolvendo a versão dos celulares que solicitam serviços da Play Store, segundo o Android Police.
Felizmente, foi possível encontrar outra fonte para realizar essa medição. No entanto, essas atualizações não serão mais oferecidas mensalmente; o Google ainda não decidiu, mas acredita que revelará os números a cada trimestre.
Estes são os números de cada versão, coletados durante um período de sete dias acabando em 7 de maio de 2019:
Com informações: VentureBeat, Android Police.