Android vai deixar usar o celular como uma webcam nativamente

Funcionalidade pode ser lançada a qualquer momento; opção seria algo muito interessante para usuários casuais que não querem comprar uma webcam

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 3 meses
Câmera de celular Android (Imagem: Unsplash / Daniel Romero)

O Google pode estar preparando terreno para adicionar a opção de usar a câmera do smartphone como uma webcam de forma nativa. Com isso, o usuário não precisaria mais instalar apps de terceiros para garantir o bate-papo em vídeo nos PCs nas reuniões pela internet. Dispositivos com Android podem receber o recurso “DeviceAsWebcam” em breve, mas isso ainda não foi confirmado pela empresa.

A novidade surgiu de informações do desenvolvedor Mishaal Rahman na quinta-feira (2). Segundo o profissional, o sistema operacional está adicionando o serviço que “transforma um dispositivo Android em uma webcam”. Mais precisamente, apenas os aparelhos que suportam o modo padrão UVC (USB Video Class) serão capazes de enviar dados em vídeo.

Entretanto, ainda não há nenhum comunicado por parte do Google sobre o assunto. Portanto, pode ser que a funcionalidade esteja em fase de testes ou, até mesmo, engatinhando antes de chegar para o público. Rahman afirmou que há gadgets que já podem acessar a função, mas tudo depende da compilação do kernel e de outros fatores mais “complicados”.

É comum encontrar apps que transformam a câmera do smartphone em uma webcam USB, contudo, essa seria a primeira vez que o Google ofereceria o recurso de maneira nativa. O que facilitaria o uso pessoal.

Código fonte de Android
Funcionalidade surgiu diretamente no código fonte do Android (Imagem: Reprodução / Internet)

Recurso poderia ser opção mais em conta

Ter uma webcam de qualidade em casa não é algo frequente para usuários mais casuais. Muitas vezes, a opção para participar de reuniões no Zoom ou Google Meet acaba sendo a própria câmera do notebook, que dificilmente entrega uma resolução aceitável.

Gastar cerca de US$ 299,99 em um gadget que entrega 4K como a da marca Elgato não está nos planos de pessoas que só querem usar o vídeo para chamadas ou, de vez em quando, em transmissões ao vivo. Com isso, poder transformar seu telefone que já tem resolução satisfatória em uma webcam acaba sendo bastante atraente.

Seja como for, caso o Google realmente siga com a funcionalidade nos dispositivos com Android, isso será muito bem-visto pela comunidade de usuários da plataforma. O melhor de tudo é que muitos largariam aqueles apps de terceiros para usar um recurso nativamente em seu aparelho.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados