Galaxy A51 recebe o Android 13 antes do Galaxy S20 FE com Snapdragon

A Samsung ainda não atualizou o Galaxy S20 FE com Snapdragon; Android 13 com One UI 5 é liberado aos donos do Galaxy A51 com melhorias no design, privacidade e mais

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 5 meses
Samsung Galaxy A51
Galaxy A51 entra para a lista de celulares com o Android 13 disponível (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se você tem um Galaxy A51, é hora de comemorar. A Samsung está distribuindo o Android 13 com a One UI 5 ao celular intermediário, oferecendo um refresco ao modelo apresentado ao mundo no fim de 2019 com Android 10. Enquanto isso, os proprietários do Galaxy S20 FE com Snapdragon estão a ver navios.

De acordo com um arquivo interno da Samsung, o Android 13 sob a One UI 5 já está sendo distribuído ao celular. Também já há relatos sobre a distribuição no Samsung Members.

“Demorou, mas chegou”, disse um usuário do fórum nesta quinta-feira (2).

“Enfim, chegou”, comemorou outra pessoa no mesmo dia.

Cabe ressaltar que a distribuição é destinada às unidades do Galaxy A51 adquiridas no varejo (ZTO).

Atualização do Android 13 para o Galaxy A51 (Imagem: Reprodução/Samsung Members)
Atualização do Android 13 para o Galaxy A51 (Imagem: Reprodução/Samsung Members)

Saiba como atualizar o Galaxy A51 para o Android 13

Assim como em outros dispositivos da marca, as novas versões do sistema operacional são apresentadas aos usuários por meio de uma notificação.

Portanto, se você recebeu o aviso, siga as instruções e instale o Android 13 com a One UI 5 no seu smartphone.

Mas também é possível fazer uma verificação manual:

  1. Abra as configurações do sistema;
  2. Vá em “Atualização de software”;
  3. Toque em “Baixar e instalar”.

Agora é só aguardar busca terminar. Caso tenha alguma atualização disponível, leia as orientações e dê início ao procedimento.

Galaxy S20 FE: colorido e desatualizado (Imagem: Divulgação/Samsung)
Galaxy S20 FE: colorido e desatualizado (Imagem: Divulgação/Samsung)

E o Galaxy S20 FE com Snapdragon, hein?!

A liberação do Android 13 ao Galaxy A51 dá sequência ao calendário da Samsung que não agradando muito os usuários. Especialmente os donos do Galaxy S20 FE 4G e 5G com o processador da Qualcomm na ficha técnica.

E, como era de se imaginar, a nova etapa de distribuição da One UI 5 no Brasil rendeu reclamações entre os usuários do Samsung Members.

“Engraçado, ainda não chegou no S20 FE”, questionou um proprietário do smartphone na quinta-feira (2) em um tópico sobre a liberação da One UI 5.0 para o Galaxy A51. “Qual é a lógica?”

Mas esta não é a única queixa. Na comunidade da Samsung, diversos usuários criam novos tópicos diariamente para falar sobre a demora da atualização, especialmente depois que o modelo com Exynos foi atualizado para o Android 13 em 30 de dezembro.

“É lamentável ver a Samsung atualizando aparelhos inferiores ao S20 FE”, afirmou um usuário na quarta-feira (1) em um tópico dedicado ao modelo com o chip da Qualcomm. “Vários outros países já receberam.”

“Enquanto o S20 FE não recebe nem o Android 13 no Brasil, na Argentina, já recebeu até o patch de janeiro”, observou mais um participante do fórum no mesmo dia.

“50 milhões de anos se passaram e nada do Android 13”, brincou outro proprietário do Galaxy S20 FE 5G.

Teve até uma pessoa que procurou a Qualcomm pelo Facebook Messenger para saber quando o Galaxy S20 FE com Snapdragon será atualizado para o Android 13. Mas a companhia não tinha informações sobre o calendário da marca sul-coreana.

O Galaxy S20 FE sem Exynos, por outro lado, não é o único que está aguardando a atualização.

De acordo com um levantamento feito pelo Tecnoblog, a Samsung do Brasil ainda deve distribuir o Android 13 para o Galaxy A72, A73, Tab S7 FE, entre outros modelos.

Receba mais sobre Samsung Galaxy S20 FE na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados