Android vai ouvir suas ligações e avisar sobre golpes

Todo o processamento de informações ocorre diretamente no smartphone, de acordo com o Google. Detalhes da ferramenta serão apresentados ao longo do ano.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Print de mensagem no celular
Ferramenta do Android informa sobre provável fraude (Imagem: Divulgação/Google)

O Google decidiu incluir no Android uma tecnologia de inteligência artificial contra golpes financeiros. O sistema escuta o teor das ligações e avisa caso detecte um padrão de esquema fraudulento. Para tanto, roda um modelo de IA diretamente no smartphone, sem que o diálogo seja repassado para a empresa.

A demonstração ocorreu durante o evento Google I/O, que começa hoje nos Estados Unidos. Um executivo recebeu uma chamada fictícia no telefone. Na outra ponta, um suposto representante do banco disse que seria necessário transferir o saldo para uma conta secundária por motivos de segurança. No mesmo instante, um alerta surgiu na tela do smartphone.

Homem no palco
Executivo demonstra detecção de fraude telefônica no I/O 2024 (Imagem: Divulgação/Google)a

O sistema foi calibrado para lembrar aos desavisados que os bancos não pedem transferências urgentes ou pagamentos com cartões de presente, nem solicitam informações pessoais como senhas e códigos numéricos (os famosos PINs).

O Google não deu detalhes sobre a disponibilidade da nova ferramenta. Não sabemos, por exemplo, se ela irá funcionar em português do Brasil. A empresa prometeu que as demais informações serão apresentadas ainda este ano.

De acordo com o Google, será uma ferramenta opcional. Ela virá desativada por padrão. A empresa não contou qual modelo de IA será necessário para contar com esta proteção adicional. Os principais suspeitos seriam o Gemini 1.5 Flash ou o Gemini 1.0 Nano.

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Na mídia, também atua como comentarista da GloboNews e da CBN, além de ser palestrante, mediador e apresentador de eventos. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na revista Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados