Apoiado pela Xiaomi, InkPalm 5 tem Android e tela e-ink de 5 polegadas

O InkPalm 5 utiliza Android 8.1 e vem com 5 lojas de livros digitais pré-instaladas, incluindo a Amazon e o app do Kindle

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
InkPalm 5 (Imagem: divulgação/Moaan)

InkPalm 5 (Imagem: divulgação/Moaan)

O mercado asiático ganhou mais um dispositivo rodando Android, com nome de InkPalm 5, só que desta vez o aparelho é um leitor de livros de tela e-ink, do tamanho de um smartphone. O dispositivo tem display iluminado, pode mudar sua tonalidade para ajudar na leitura e traz aquela autonomia bastante longa justamente pelo baixo consumo de energia para este tipo de gadget.

Leitores de livros digitais não são tão amados assim pela maioria do público, mas eles entregam a melhor experiência possível para leitura em um produto que não é livro, apostila ou qualquer outro item com papel de verdade. Sempre presentes como produtos com tamanho consideravelmente grande, uma empresa parceira da Xiaomi chamada Moaan lançou o InkPalm 5 para entregar este tipo de aparelho em menores dimensões.

Ele é menor no seguinte número: a tela tem 5,2 polegadas – o Kindle Paperwhite tem 6 polegadas. É menor que grande parte dos smartphone lançados nos últimos anos, mas é pequena o suficiente para ficar confortável em uma bolsa, mochila ou mesmo no bolso da calça.

O principal chamariz do InkPalm 5 é a tela em formato e-paper, trabalhando em resolução de 1.280 x 720 pixels, fechando a densidade em 284 pontos por polegada. Assim como outros leitores de livros digitais, o aparelho é leve com seus 115 gramas, distribuídos em um corpo com 6,9 milímetros de espessura. O vidro logo acima do display promete entregar maior precisão para o toque – precisa, já que com tela pequena, os botões com interação são proporcionalmente menores.

InkPalm 5 roda Android, só que defasado

Toda leitura de livros pode ser feita com cinco lojas distintas e já instaladas por padrão pela fabricante: Jingdong Reading, Variety Reading, WeChat Reading, Handy Reading e também a Amazon com o aplicativo Kindle. O InkPalm 5 roda o Android 8.1 Oreo e permite a instalação de outros aplicativos, mesmo que em uma versão já defasada do sistema operacional móvel do Google – ele foi lançado em dezembro de 2017, quase quatro anos atrás.

Controlando toda a alteração para o sistema, o dispositivo conta com 1 GB de RAM e 32 GB para armazenamento interno, liberado também para receber livros de forma manual. A bateria é de 1.400 mAh, quantidade bastante pequena para os padrões de smartphones, mas deve ser suficientemente grande para um leitor de livros digitais com tela e-ink.

Este tipo de display consome uma pequena fração do necessário para qualquer celular e não precisa de iluminação para funcionar. Junte isso com um processador possivelmente fraco, já que ler livros não exige quase nada do hardware, e o InkPalm 5 pode durar muito tempo longe da tomada – a fabricante não informa qual chip utiliza no aparelho.

Apenas por comparação, o Kindle Paperwhite mais simples vendido pela Amazon também é leve, utiliza tela e-ink com 6 polegadas e exibe pixels em densidade semelhante ao do InkPalm 5. Para este leitor, a fabricante promete seis semanas com leitura acontecendo todo dia, por 30 minutos e os cinco LEDs do display acesos.

Quando e quanto?

o InkPalm 5 já está disponível para venda na China, com valor de 599 yuan, que dá aproximadamente R$ 520. Não existe previsão de lançamento deste aparelho em outros mercados, como o brasileiro.

Com informações: Gizmochina.

Receba mais sobre InkPalm 5 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados