Xiaomi e Lenovo lançam tablets de 10,3 polegadas com tela e-ink e caneta

Xiaomi Note E-Ink e Lenovo Yoga Paper E-Ink podem ser usados para leituras e anotações; tablets contam com tela mais confortável para os olhos

Bruno Gall De Blasi
Por
Xiaomi Note E-Ink (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Xiaomi Note E-Ink (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

tela e-ink não está limitada aos e-readers. Nesta segunda-feira (5), a Xiaomi e a Lenovo revelaram tablets com painel de 10,3 polegadas que lembra o papel e suporte a uma caneta para fazer anotações. A dupla se destaca por oferecer uma opção para ler livros, documentos e afins e fazer anotações em um único dispositivo.

O display e-ink é o grande foco dos lançamentos. Bastante conhecido pelos usuários do Kindle, o painel imita a estética do papel, permitindo uma leitura mais confortável aos olhos. 

No entanto, esta tecnologia possui uma taxa de atualização baixa e imagens em preto e branco, ainda que uma solução colorida já esteja em desenvolvimento. 

Mesmo com as limitações, isto não impede o desenvolvimento de tablets com a tecnologia. Afinal, é possível utilizá-la para acessar sites, ler livros e conferir documentos, por exemplo. 

As anotações entram na lista de aplicações da tela e-ink, especialmente depois que a Amazon lançou o Kindle Scribe.

Xiaomi revela tablet com a tela do Kindle e Android

Os tablets das marcas chinesas não vão muito além disso. Começando pelo Xiaomi Note E-Ink, o dispositivo possui uma tela de 10,3 polegadas e uma caneta. 

Além disso, o lançamento sai da caixa com Android 11 e aplicativos para editar textos, conferir arquivos em PDF e afins.

Tudo isso é movimentado por uma ficha técnica intermediária com um processador quad-core, 3 GB de RAM e 64 GB de espaço. 

A bateria de 3.000 mAh também deve conferir uma boa duração, já que a tela e-ink consome menos energia.

O lançamento da Xiaomi está à venda por 2.699 iuanes na China. O valor equivale a cerca de R$ 2.040 em conversão direta.

Lenovo Yoga Paper E-Ink (Imagem: Divulgação/Lenovo)
Lenovo Yoga Paper E-Ink (Imagem: Divulgação/Lenovo)

Lenovo Yoga Paper E-Ink tem caneta para anotações

A Lenovo é outra marca chinesa que decidiu revelar um produto com a tecnologia: o Lenovo Yoga Paper E-Ink. 

Também com 10,3 polegadas, o painel é compatível com uma caneta que oferece uma latência de 23 ms e possui 4.096 pontos de pressão.

A fabricante não revelou detalhes sobre a ficha técnica. Todavia, a Lenovo informou que o lançamento possui aplicativos para ler ebooks e outros formatos. Os usuários ainda podem instalar aplicativos de terceiros no dispositivo.

O Lenovo Yoga Paper E-ink custa 2.999 iuanes na China (R$ 2.260).

Não há previsão de lançamento dos tablets no Brasil.

Com informações: Gizmochina (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados