App DPU Cidadão ajuda quem teve auxílio emergencial indeferido
DPU Cidadão agora permite abrir processo para analisar auxílio emergencial indeferido e acompanhar todo o caso pelo celular
DPU Cidadão agora permite abrir processo para analisar auxílio emergencial indeferido e acompanhar todo o caso pelo celular
Uma nova versão do aplicativo DPU Cidadão agora oferece ajuda a brasileiros que tiveram o auxílio emergencial indeferido. Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o app foi lançado em dezembro passado e já recebeu quase 2 mil solicitações de assistência para o benefício do governo federal.
O aplicativo da Defensoria Pública da União (DPU) está disponível para Android e iPhone (iOS). Os cidadãos agora conseguem abrir Processo de Assistência Jurídica (PAJ), encaminhar documentos, responder notificações e acompanhar todas as etapas do caso reportado. Para ter acesso, a Defensoria Pública da União recomenda um cadastro prévio no portal Gov.br.
Se você precisa de ajuda com o auxílio emergencial indeferido, o órgão reforça que a assistência só permite o atendimento inicial. Se o cidadão não anexar os documentos relacionados em até cinco dias, o processo pode ser arquivado. Carlile Soares, gerente de Divisão do Domínio Incubadora do Serpro, explica que, se a pessoa já encaminhou a solicitação presencialmente em uma unidade física da DPU, é possível, então, monitorar o processo no app através do código de acesso.
De acordo com a DPU, o recurso pode ser usado por brasileiros com renda familiar de até R$ 2 mil. Além disso, o solicitante deve residir em um local que tenha unidade de atendimento da DPU habilitada para o serviço online.
O cidadão que precisa de ajuda com o auxílio emergencial e não tem acesso à tecnologia, a DPU informa que o atendimento presencial segue funcionando normalmente. O mesmo vale para quem não conseguir, por algum motivo, acessar o aplicativo.
Leia | Como consultar o saldo do Cartão Cidadão pela internet ou telefone