Como usar o Caixa Tem [Guia completo]
Entenda todas as funções disponíveis para usar no Caixa Tem, aplicativo dedicado às movimentações da Poupança Social Digital

Entenda todas as funções disponíveis para usar no Caixa Tem, aplicativo dedicado às movimentações da Poupança Social Digital
Diferente do aplicativo principal da Caixa Econômica Federal, o Caixa Tem é usado exclusivamente para a Poupança Social Digital, um tipo de conta gratuita para beneficiários de programas sociais, como o Auxílio ou FGTS Emergencial. Saiba quem pode usar e como fazer movimentações pelo Caixa Tem.
O Caixa Tem serve para movimentar o dinheiro da Poupança Social Digital, uma conta gratuita aberta para beneficiários de programas sociais como o Auxílio Emergencial, o FGTS Emergencial e o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).
O aplicativo pode ser usado para fazer pagamentos de boletos, compras com QR Code ou cartão de débito virtual, transferências para outras contas e cadastro de chaves do Pix. Mais detalhes sobre essas transações estão nos próximos tópicos.
Pessoas com direito aos benefícios sociais emergenciais podem ter uma Poupança Social Digital no Caixa Tem, mesmo se indicaram alguma outra conta-corrente de outro banco durante o cadastro nos programas.
Não é necessário ser correntista da Caixa Econômica Federal para usar o Caixa Tem.
O cadastro é feito pelo próprio aplicativo, disponível no Android (Play Store) e iPhone (App Store). Basta baixá-lo e selecionar a opção de novo usuário, após tocar no botão “Entrar”.
O Caixa Tem oferece diversas funções aos usuários, desde pagamento de boletos, transferências para outras contas, compras com QR Code em lojas físicas ou com o cartão de débito virtual pela internet, cadastro de chaves do Pix e saques. Abaixo, confira como usar essas funções.
O saldo da Poupança Social Digital aparece assim que o login é feito no Caixa Tem, no topo do aplicativo. Se estiver ocultado, basta tocar na opção “Mostrar saldo”, para exibir o valor disponível na conta.
Já cobrimos essa opção de pagamentos pelo Caixa Tem aqui no Tecnoblog, basicamente:
Vale lembrar que a transferência também pode ser feita pagando um boleto bancário gerado em outro aplicativo de bancos ou carteiras digitais, no valor da transferência desejada. Esse processo é detalhado no tutorial para transferir o Auxílio Emergencial.
O aplicativo oferece a função de pagar via QR Code. O funcionamento é o mesmo que em aplicativos de pagamento como o PicPay, Mercado Pago ou Iti do Itaú: usar a câmera do celular para fazer a leitura do QR Code da loja e concluir a compra. Nesse caso do Caixa Tem, o dinheiro é debitado da conta no mesmo instante.
Na internet, uma opção é usar o cartão de débito virtual gerado no Caixa Tem, desde que a loja aceite a opção “débito” como pagamento pela compra. O cartão precisa primeiro ser habilitado no aplicativo para depois estar disponível para uso, veja:
No Caixa Tem existe a função “Saque sem cartão”, que permite sacar o dinheiro em caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal ou em lotéricas. Funciona assim: ao acessar a opção no aplicativo, um código é gerado para ser passado ao atendente da lotérica ou digitado no caixa eletrônico; em seguida a escolha do valor e a retirada da quantia.
Uma alternativa, para quem tem contas em outros bancos ou aplicativos de pagamento como o PicPay e Mercado Pago, é transferir esse dinheiro para essas contas ou carteiras digitais e retirar em caixas da rede Banco24Horas.
A opção de pagamento na lotérica é uma alternativa para o pagamento de contas. Ao invés de escanear ou digitar os boletos no aplicativo, o usuário pode fazer esses pagamentos na lotérica, informando um código do Caixa Tem para o atendente. Os valores são debitados da conta.
É útil para quem quer usar o saldo para pagamentos de bilhetes da loteria, por exemplo, e não tem o dinheiro em espécie.
Funciona da mesma forma que o saque sem cartão: um código é gerado no Caixa Tem e informado ao atendente da lotérica.
Por se tratar de uma conta bancária, o Caixa Tem também integrará o Pix nas poupanças sociais. O sistema de pagamentos criado pelo Banco Central deve facilitar transações (seja compras estabelecimentos físicos, na internet ou transferências entre pessoas). É possível cadastrar até cinco chaves do Pix para usar no Caixa Tem:
A Poupança Social Digital é gratuita e voltada a benefícios sociais, dessa forma impõe algumas limitações em pagamentos e transferências, por exemplo. Caso o usuário precise de mais que isso, é recomendado a abertura de outra conta-corrente com uma cesta de serviços mais ampla. Os limites são:
Movimentações que extrapolam esses limites serão cobrados.
A Poupança Social Digital é o padrão para quem recebe os benefícios governamentais. Ela tem um limite de movimentação e saldo de R$ 5 mil. Os que extrapolarem esse valor devem comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar a migração para a Poupança Digital Caixa, o que remove os limites de transação e saldo.
Além do saldo, a Poupança Social Digital também tem os seguintes limites: