Apple pode lançar assinatura única para Music, TV+ e News+ em 2020
Pacote de assinatura ofereceria Apple Music, Apple TV+ e Apple News+ por valor mais baixo
Pacote de assinatura ofereceria Apple Music, Apple TV+ e Apple News+ por valor mais baixo
Linhas como iPhone e MacBook continuam sendo prioritárias para a Apple, mas a empresa dá cada vez mais importância aos serviços. Isso valida um rumor que vem ganhando força: o de que a companhia de Cupertino irá oferecer um pacote que une serviços como Apple Music, Apple TV+ e Apple News+ em uma única assinatura.
A informação vem da Bloomberg, que ouviu pessoas próximas à Apple. Elas informam que a nova opção de assinatura pode começar a valer em algum momento de 2020.
Além da comodidade de ser cobrado apenas uma vez ao mês para vários serviços, o usuário teria como benefício a opção de desembolsar um valor mais baixo pelo pacote do que pagando cada serviço em questão separadamente.
Porém, é justamente o valor reduzido proporcionado pela nova modalidade que pode ocasionar alguma resistência à ideia. Se a assinatura “tudo em um” tiver uma mensalidade mais barata, teoricamente, o Apple News+ irá repassar valores mais baixos aos veículos que fazem parte do serviço.
Essa situação pode gerar conflitos com editores ou até fazer revistas e jornais se desligarem do Apple News+. Alguns editores já reclamam que a plataforma tem gerado menos receita do que o esperado. Por padrão, a Apple detém 50% da arrecadação com o Apple News+ — a assinatura custa US$ 9,99 mensais — e distribui a outra metade entre os veículos.
Apesar disso, há pistas de que a Apple está levando a ideia do pacote de assinaturas a sério. A mais forte delas, apontada pela Bloomberg, é a adição de uma cláusula no contrato com os parceiros do Apple News+ que permite a criação de uma assinatura unificada.
Além disso, a Apple teria sondado algumas gravadoras recentemente para discutir a possibilidade de incluir o Apple Music em uma pacote de assinaturas.
Como esperado, a Apple não comentou o assunto.