Apple bloqueia apps de bloqueadores de anúncios de apps na App Store

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Stop - anúncios

Bloqueadores de conteúdo são suportados nativamente pelo Safari do iOS, mas existem também os que somem com as propagandas dentro de outros aplicativos. E a Apple não gosta muito deles: a empresa Future Mind, que desenvolve três (!) aplicativos do gênero, percebeu isso quando tentou publicar uma atualização do AdBlock para iOS na App Store.

O AdBlock funciona no Safari e também utiliza um VPN para barrar o acesso a servidores de anúncios; isso também impede que outros aplicativos mostrem propagandas. Ele custa US$ 1,99 e existe desde 2012, mas a última versão foi recusada na App Store por violar as regras da Apple.

O CTO Tomasz Koperski conta ao MacRumors que recebeu uma ligação para avisar que “a Apple mudou oficialmente sua política com relação aos bloqueadores de anúncios baseados em VPN e certificados raiz na App Store, e não está mais aceitando atualizações de aplicativos que bloqueiam diretamente conteúdo em aplicativos de terceiros”.

Curiosamente, a resposta da Apple à imprensa é diferente. A empresa conta ao 9to5Mac: “Nós nunca permitimos aplicativos na App Store que são feitos para interferir com a performance ou as funcionalidades de outros aplicativos”. E adiciona: “sempre apoiamos a publicidade como uma das muitas formas pelas quais os desenvolvedores podem ganhar dinheiro com aplicativos”. Não seria nada novo, portanto.

Independentemente de quando a Apple resolveu mudar sua política, o fato é que agora os bloqueadores de anúncios em aplicativos deverão ser… bloqueados. Os únicos permitidos serão os que utilizam a API do iOS (que funciona apenas no Safari), além, claro, de navegadores específicos para essa tarefa, como o Firefox Focus.

Quanto ao AdBlock, a Future Mind ainda não sabe o que fazer: ela pode liberar uma atualização que utilize somente a API do iOS, mas está com receio de decepcionar os usuários que já pagaram pelo bloqueador de anúncios dentro de outros aplicativos; por enquanto, ele ficará sem atualizações.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados