Carros da Apple começam a gerar imagens 360º de cidades do Brasil

Veículos com a marca da maçã começam a circular pelo estado de São Paulo nesta semana. Iniciativa deve acabar somente em 2025.

Thássius Veloso
Por
Carro circulando na rua com equipamentos adicionais no topo
Carro do Apple Maps foi avistado há alguns anos (Imagens: Reprodução/MacRumors)

Carros com a famosa marca da maçã poderão ser vistos pelas ruas do Brasil a partir de hoje. A Apple anunciou o início do processo de mapeamento das localidades para gerar as imagens em 360º que aparecem no aplicativo oficial de Mapas. A informação foi divulgada primeiro pelo Nova Post e confirmada pelo Tecnoblog.

A funcionalidade Olhe ao Redor (conforme batizada em português) rivalizará com o Street View, que existe no Google Maps brasileiro há muitos anos. A empresa explicou que as pessoas verão os veículos circulando por aí. Os carros são dotados de equipamentos para captura de imagens e de sensores LiDAR, que geram uma espécie de mapeamento 3D de cada ponto percorrido.

Cronograma vai até 2025

O estado de São Paulo será o primeiro a receber os veículos especiais. O processo de captura será longo, começando nesta semana e indo até junho de 2024. Os veículos da empresa só circularão no Rio de Janeiro depois disso.

A gigante de tecnologia divulgou o cronograma numa página dedicada à coleta de imagens para o aplicativo de Mapas, que está presente nos iPhones, iPads e Macs. É possível saber o período de captura em cada estado e no DF.

Privacidade

A companhia explicou que pretende reconstruir a base de dados do Mapas a partir do zero. Para isso, também convocará profissionais que irão transitar pelas cidades, em especial nas localidades onde os carros não chegam. Estas pessoas carregarão nas costas uma mochila com equipamento de captura.

Pessoa de costas caminhando com uma mochila; nela há diversos equipamentos eletrônicos
Apple também usa mochila para registrar localidades (Imagem: Reprodução/Joanna Stern)

A Apple declarou que tem o compromisso de proteger a privacidade. Por isso, vai aplicar blur em rostos e placas de veículos que aparecerem na função Olhe ao Redor. A empresa também forneceu o endereço de email MapsImageCollection@apple.com para quem quiser entrar em contato e solicitar a remoção da própria casa, por exemplo.

A nova experiência de mapas da Apple está disponível para usuários dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Singapura, entre outros países. “Nós a estamos melhorando em mais e mais nações a cada ano”, diz a empresa.

Com informações do Nova Post

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados