Apple compra startup de IA para otimizar fotos nos futuros iPhones

Spectral Edge desenvolveu tecnologia que melhora fotos em smartphones

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto otimizada pela Spectral Edge à direita

Foto otimizada pela Spectral Edge à direita

As versões mais recentes do iPhone trazem câmeras muito boas, mas as fotos feitas com o aparelho poderão ficar ainda mais interessantes nas gerações futuras da linha: a Apple agora é dona da Spectral Edge, startup do Reino Unido que desenvolveu uma tecnologia de processamento baseada em aprendizagem de máquina para melhorar a qualidade de imagens.

Na verdade, a Apple não diz onde a tecnologia da Spectral Edge será empregada, mas é de se presumir que as futuras versões do iPhone serão prioridade por uma questão de competitividade: as gigantes do setor perceberam há tempos que investir na qualidade das fotos é essencial para atrair consumidores para celulares high-end.

No iPhone 11 e nos iPhones 11 Pro, a tecnologia Deep Fusion faz um trabalho impressionante de otimização de fotos. Mas há espaço para mais avanços. É aí que a Spectral Edge pode fazer a diferença: basicamente, a tecnologia da startup combina resultados de câmeras convencionais com dados de sensores infravermelhos da mesma cena para melhorar a imagem.

Via de regra, uma câmera infravermelha pode capturar detalhes importantes para a formação da imagem em ambientes com poucas luz ou nevoeiros, por exemplo. O resultado disso pode ser visto no vídeo abaixo ou na imagem mais acima, extraída de uma reportagem do TechCrunch sobre a startup publicada em 2016:

Esse é um sinal de que as futuras gerações do iPhone poderão contar com uma câmera de infravermelho, embora a Spectral Edge ressalte que a sua tecnologia também consegue otimizar imagens apenas com implementações de software.

A tecnologia da Spectral Edge pode ser empregada em outros dispositivos. Telas são um exemplo: nela, a tecnologia é capaz de reduzir a luz azul ou melhorar a visualização do conteúdo por quem tem algum problema de visão. Isso sugere que os MacBooks também poderão ser beneficiados.

Por ora, essas são apenas suposições. Nenhuma das partes comentou o assunto. Nem mesmo o valor da compra foi revelado.

Com informações: Bloomberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados