iPhone 12 Mini passa por corte de 70% na produção devido à baixa demanda
Baixa procura pelo iPhone 12 Mini teria feito até peças do modelo serem remanejadas para os iPhones 12 Pro e Pro Max
Baixa procura pelo iPhone 12 Mini teria feito até peças do modelo serem remanejadas para os iPhones 12 Pro e Pro Max
Um relatório divulgado nesta quarta-feira (10) pelo site Nikkei Asia reforça os indícios de que o iPhone 12 Mini tem vendido muito menos unidades do que a Apple esperava. De acordo com o veículo, a companhia de Cupertino reduziu a produção do modelo. Neste semestre, o corte poderá corresponder a 70% do volume que a Apple planejava fabricar originalmente.
Na verdade, os cortes parecem envolver toda a linha iPhone 12. No ano passado, a Apple teria informado a fornecedores que precisaria de componentes para algo perto de 100 milhões de unidades (considerando toda a linha) no primeiro semestre de 2021. Mas, de acordo com fontes próximas à empresa, essa previsão foi revisada para 75 milhões de iPhones.
Esse tipo de ajuste não aponta, necessariamente, para uma crise ou algo do tipo. Isso porque é comum que o primeiro semestre tenha uma demanda menor de produtos, afinal, a procura costuma ser maior no segundo semestre por conta de eventos como Black Friday e Natal.
O que chama atenção é que, com relação ao iPhone 12 Mini, o corte foi muito mais expressivo, de acordo com as fontes. Como já dito, a Apple deve produzir 70% menos unidades neste semestre do que o previsto inicialmente.
Segundo as fontes consultadas pelo Nikkei Asia, a baixa procura pelo iPhone 12 Mini é tão significativa que alguns lotes de componentes fabricados para o modelo foram remanejados para a produção do iPhone 12 Pro e do iPhone 12 Pro Max.
Analistas de mercado descrevem duas causas principais para a aceitação morna ao iPhone 12 Mini pelos consumidores. Uma é a bateria limitada. O modelo conta com quase todos os recursos do iPhone 12 “normal”, mas as suas dimensões reduzidas forçaram a Apple a colocar uma bateria menor nele.
Outro é o fator custo-benefício. Para muitos consumidores, vale mais a pena comprar um iPhone 11, que é mais barato e oferece tela maior. Para outros, a diferença de preço entre o iPhone 12 Mini e o iPhone 12 é pequena (de US$ 100 nos Estados Unidos), razão pela qual eles preferem investir neste último.
Para facilitar a comparação, estes são os preços iniciais dos três modelos nos Estados Unidos e no Brasil:
Mesmo que a baixa demanda pelo iPhone 12 Mini se confirme, há boas chances de que o modelo tenha um sucessor no final do ano. Resta saber se a Apple adotará uma política de preços mais agressiva para evitar que o iPhone 13 Mini (se esse for mesmo o nome) passe por algo semelhante.
A Apple foi procurada, mas preferiu não comentar o assunto.
Com informações: MacRumors.