Apple M2 supera AMD Ryzen 7 em games, mas CPU fica abaixo das expectativas

Segundo testes recentes, o M2, nova geração de chips da Apple, supera concorrentes na GPU, mas não surpreende no desempenho da CPU

Bruno Ignacio
Por

Anunciado há cerca um mês, o novo chip M2 da Apple promete um ótimo desempenho gráfico. Desde seu lançamento oficial, o processador já passou por uma série de testes e benchmarking. Em comparação como o Ryzen 7 6800U, um dos principais concorrentes, o chip M2 surpreendeu na performance em jogos. Mas há um porém: o desempenho da CPU ficou abaixo das expectativas.

Os testes de desempenho mais recentes foram realizados pelo canal do YouTube HardwareUnboxed. Em poucas palavras, o novo Apple M2 surpreende na performance gráfica, superando o Ryzen 7 6800U, mas apresentou resultados medianos no benchmarking de CPU.

M2 surpreende no desempenho em jogos

A comparação foi realizada ao rodar o game Shadow of the Tomb Raider, consideravelmente pesado. Em uma máquina Apple, o chip M2 apresentou uma performance acima do esperado. Na geração anterior, o Apple M1 só conseguia rodar o jogo nas configurações baixas, enquanto o novo processador não teve problemas em lidar com as definições gráficas mais altas.

Colocado contra o AMD Ryzen 7 6800U com o RDNA 2 iGPU, o Apple M2 superou em até 10% a performance média durante a sessão de gameplay. Ambos os chips rodaram Shadow of the Tomb Raider nas mesmas configurações gráficas. O M2 teve uma média de 28 quadros por segundo (fps) a uma resolução de 1200p, enquanto o Ryzen 7 da AMD atingiu o máximo de 25 fps.

Já nas configurações médias e baixas, o M2 seguiu na frente, com uma média de 33 fps versus 30 fps registrados no teste do Ryzen 7. A comparação também demonstrou que o processador da Apple faz tudo isso gastando cerca de 48% menos energia que seu concorrente.

Shadow of the Tomb Raider (Imagem: Divulgação/Eidos Montréal/Square Enix)
Shadow of the Tomb Raider (Imagem: Divulgação/Eidos Montréal/Square Enix)

Durante o evento WWDC de 2022 da Apple, o CEO da empresa, Tim Cook, afirmou que o novo chip M2 representa uma “nova era” para jogos nos MacBooks. Nessa estratégia, jogos populares que já foram lançados há alguns anos para Windows, como No Man’s Sky e Resident Evil Village, devem chegar ao Mac ainda neste ano.

Com a performance gráfica do M2, a Apple espera realmente se posicionar no mercado de games, mas isso ainda é algo incerto. Afinal, mesmo com o desempenho para jogos surpreendendo nos testes, a disponibilidade de títulos disponíveis para MacOS ainda é muito restrita.

Performance da CPU fica abaixo das expectativas

Para além do desempenho gráfico, que supera concorrentes como o Ryzen 7, o chip Apple M2 não entrega tanta potência quanto o esperado no processamento. Em todos os outros benchmarks de CPU, o M2 foi superado pelo Alder Lake da Intel e pelos chips da série 6000 da Ryzen.

Por exemplo, o Intel i7 e o i9 de 12ª geração superaram o M2 nos testes multi-thread do Cinebench. O Ryzen 7 6800U também teve um desempenho melhor e até consumiu menos energia do que o M2.

O novo chip da Apple teve um desempenho melhor que o Ryzen 7 em testes de núcleo único, mas os Alder Lake da Intel foram os mais rápidos. Segundo a Apple, o M2 tem um aumento de 25% no poder de processamento em relação ao M1, com um aumento de 18% no desempenho multi-core. Esses testes, no entanto, questionam as alegações da Apple.

Parte do problema pode estar relacionado ao fato da Apple ainda usar o mesmo processador de 5 nm do chip M1. Esperava-se que o M2 fosse um novo chip de 3 nm, mas dificuldades de fornecimento e bloqueios na China interromperam a produção. De qualquer maneira, o M2 ainda oferece um excelente desempenho em jogos, apesar de ser um pouco mais lento no processamento. Mas será que vale o preço?

Com informações: Digital Trends

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Relacionados