Banco americano JPMorgan Chase compra 40% do C6 Bank

JPMorgan Chase aposta no varejo bancário digital do Brasil ao comprar 40% de participação do C6 Bank

Bruno Ignacio
• Atualizado há 3 anos
Prédio do C6 Bank (imagem: divulgação/C6 Bank)
JPMorgan Chase compra 40% de participação do banco digital brasileiro C6 Bank (Imagem: Divulgação/C6 Bank)

O gigante dos investimentos JPMorgan Chase anunciou a aquisição de 40% de participação do banco digital brasileiro C6 Bank nesta segunda-feira (28). O valor da transação não foi divulgada e o acordo ainda está sujeito às aprovações regulatórias. Uma vez concretizada, a negociação marcará a entrada do banco americano no varejo bancário do Brasil.

Em comunicado, Sanoke Viswanathan, CEO de Varejo Internacional do JPMorgan Chase disse admirar a estratégia e a gestão do C6 Bank. “Com uma plataforma impressionante de produtos e serviços, eles estão bem posicionados para manter a trajetória de crescimento e construir uma grande franquia. Vamos apoiar a aceleração do crescimento do banco em sua ambição de se tornar um líder em serviços financeiros no Brasil”, acrescentou o executivo. “Estamos felizes em fazer essa parceria com um dos bancos digitais que mais cresce no Brasil”.

C6 Bank cresceu exponencialmente nos últimos anos

O C6 Bank nasceu em 2019, criado por ex-sócios do BTG Pactual. Agora, seus serviços digitais somam mais de 7 milhões de usuários e conta com cerca de 1.600 funcionários. Para Marcelo Kalim, presidente e cofundador do banco brasileiro, o acordo com o JPMorgan Chase será um “divisor de águas” para a empresa. “Essa parceria estratégica nos permite ganhar ainda mais escala no nosso negócio e continuar oferecendo aos consumidores brasileiros os melhores produtos financeiros”, disse.

Atualmente, o C6 Bank oferece uma variedade de serviços e produtos financeiros, como contas multimoedas, cartões de débito e crédito, programa de fidelidade, uma plataforma de investimento e ofertas de crédito para pessoas físicas e jurídicas.

Adesão às finanças digitais cresce no Brasil

No comunicado, o banco brasileiro afirma que o Brasil já é um dos maiores mercados para o segmento de varejo bancário do mundo, se mostrando muito promissor para serviços financeiros digitais. A empresa também destacou que a modernização regulatória vem estimulando a competição, enquanto os consumidores aumentaram a demanda por esses tipos de serviço. De acordo com o C6 Bank, mais de 60% das transações bancárias no Brasil são feitas digitalmente.

“Estamos entusiasmados para usar nossas competências globais e a expertise do JPMorgan Chase para acelerar o crescimento do C6 Bank”, diz Daniel Darahem, Senior Country Officer para o Brasil no JPMorgan Chase. “Estamos satisfeitos também em apoiar os esforços do país para desenvolver e transformar o segmento de varejo.”

O banco de investimentos americano já está presente no Brasil há quase 60 anos através de gestão de ativos, investimentos e serviços corporativos e de pagamentos. Atualmente, o JPMorgan Chase é líder mundial no setor bancário e financeiro, com 55 milhões de clientes digitais e somando US$ 3,7 trilhões em ativos e operações ao redor do globo.

Relacionados

Escrito por

Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.