Banco do Brasil permite fazer transações pelo WhatsApp
Além de consultar o saldo e o extrato, clientes do BB podem recarregar o celular e fazer transferências
Além de consultar o saldo e o extrato, clientes do BB podem recarregar o celular e fazer transferências
O Banco do Brasil anunciou nesta quarta-feira (10) que expandiu o serviço de atendimento pelo WhatsApp, adicionando a possibilidade de fazer transferências bancárias, recarregar o celular e liberar o cartão de crédito. O chatbot, que estava em testes desde maio no WhatsApp, já podia responder a consultas simples, como saldo e extrato da conta corrente.
A tecnologia, que foi implantada há um ano por R$ 14 milhões, é baseada no IBM Watson e foi testada inicialmente com o Facebook Messenger. O atendimento é feito por um chatbot, então as perguntas podem ser respondidas de forma imediata. O Banco do Brasil explica que a comunicação no WhatsApp pode ser feita com linguagem natural e as mensagens são criptografadas de ponta a ponta.
O atendimento pelo WhatsApp ainda não foi liberado para todos os usuários, mas o Banco do Brasil informa que o serviço “está em expansão para uma base de 3 milhões de clientes”.
Antes de tudo, é preciso adicionar o número do banco à sua lista de contatos: (61) 4004-0001. Envie uma mensagem qualquer; você receberá uma resposta dizendo que “estamos em fase de testes com nossos funcionários e alguns clientes”. O banco também diz: “já anotamos o seu número de telefone como interessado em participar da próxima fase”.
As seguintes transações já estão disponíveis para os atuais usuários:
Basta enviar uma mensagem para o robô dizendo o que você deseja. Para confirmar sua identidade, será necessário tocar no link enviado pelo atendimento, informar sua agência e conta, digitar a senha e inserir um código recebido por SMS ou notificação push. A confirmação da transação será enviada em texto pelo próprio chatbot.
O chatbot não é um substituto completo para outros canais, como o internet banking. O banco explica que “se houver necessidade de atendimento humano, o cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB”.