Cão-robô Spot vai monitorar distanciamento social em Singapura
Robô quadrúpede Spot vai patrulhar parque de Singapura para lembrar frequentadores sobre distanciamento social
Robô quadrúpede Spot vai patrulhar parque de Singapura para lembrar frequentadores sobre distanciamento social
Em várias partes do mundo, a instrução tem sido uma só: se você pode, fique em casa para se prevenir da COVID-19 ou, ao menos, evite aglomerações. Infelizmente, muita gente não tem levado as orientações a sério. Singapura encontrou uma maneira peculiar de dar “bronca” nessas pessoas: colocou o cão-robô Spot, da Boston Dynamics, para patrulhar um parque.
Apesar da aparência ameaçadora, o robô quadrúpede não atira, cospe fogo, dá choque ou corre atrás dos teimosos de plantão. O Spot simplesmente se aproxima de pessoas que estão passeando e reproduz mensagens gravadas com lembretes sobre a importância de manter o distanciamento social.
Para prevenir acidentes, o robô é equipado com sensores que o permitem desviar de obstáculos ou pessoas que estejam em seu caminho. Um operador acompanhará o Spot remotamente para garantir a segurança.
O robô também conta com câmeras que ajudarão as autoridades de Singapura a estimar o número de visitantes do local. A NParks, entidade responsável pelo teste, afirma que as imagens capturadas não serão usadas para identificar indivíduos.
Por ora, o cão-robô Spot irá aterrorizar… digo, monitorar apenas o Parque Bishan-Ang Mo Kio, por pelo menos duas semanas e fora dos horários com mais movimentação. Dependendo do resultado do teste, o robô poderá entrar em operação também nos horários de pico.
A possibilidade de o Spot ser usado em outros parques e pontos de Singapura não está descartada. As autoridades entendem que o robô reduz a necessidade de funcionários patrulharem esses locais e, assim, ficarem mais expostos ao coronavírus. No entanto, tudo dependerá dos resultados obtidos com o teste inicial.
Com informações: The Verge.