Apple teria feito iPod secreto a pedido do governo dos EUA

Ex-engenheiro da empresa revela a história de dispositivo que poderia detectar radioatividade sem ser notado

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
apple ipod

O ex-engenheiro da Apple, David Shayer, divulgou recentemente uma história digna de filmes de ficção científica – e que, segundo ele, aconteceu há 15 anos. Shayer afirma ter participado de um projeto secreto para a construção de um iPod especial, a pedido do governo dos Estados Unidos.

De acordo com o relato feito em detalhes no site TidBITS, Shayer foi pego de surpresa em um dia cinzento, no final de 2005. “Eu estava sentado à minha mesa, escrevendo código para o iPod do ano seguinte. Sem bater, o diretor de software do iPod – o chefe do meu chefe – entrou abruptamente e fechou a porta atrás de si”, contou o ex-engenheiro.

O assunto era secreto: uma tarefa especial, que não poderia ser revelada nem para o chefe direto de Shayer. Ela seria em conjunto com dois supostos engenheiros do Departamento de Energia dos Estados Unidos, Paul e Matthew. Apenas quatro funcionários da Apple sabiam sobre o projeto: David Shayer, o diretor de software do iPod, o vice-presidente da Divisão de iPod e o vice-presidente sênior de hardware – nenhum deles continua trabalhando na empresa.

“Não havia rastro de papel. Toda a comunicação era pessoal”, explicou Shayer. “Eles queriam adicionar algum hardware personalizado a um iPod e gravar dados desse hardware personalizado no disco do iPod de uma forma que não pudesse ser facilmente detectada. Mas ainda precisava ter a aparência e o funcionamento de um iPod normal.”

O relato afirma ainda que essa não foi uma colaboração comum, com contrato e pagamento de serviços. Basicamente, a história se trata de um favor feito pela Apple, por baixo dos panos, para o governo norte-americano. Entretanto, Shayer explica que dados sigilosos da empresa de Steve Jobs ficaram protegidos durante o processo.

Ele também conta que a real finalidade para o iPod especial nunca foi divulgada por Paul e Matthew, mas supõe que o dispositivo tenha sido modificado para rastrear radioatividade, identificando silenciosamente potenciais bombas caseiras ou urânio roubado.

Em sua conta no Twitter, Tony Fadell, que era vice-presidente do iPod na época, confirmou a história de David Shayer.

Para ler o relato, na íntegra [em inglês], acesse o texto completo no TidBITS.

Com informações: Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados