Chrome testa anúncios do Google Shopping na página de nova aba

Página de nova aba do Chrome poderá exibir produtos com base na atividade da sua conta do Google

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Anúncios do Google Shopping no Chrome Canary (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Anúncios do Google Shopping no Chrome Canary (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A página de nova aba do Chrome mostra uma barra de pesquisa e atalhos para sites, mas poderá ganhar mudanças. O Google estuda atualizar essa área para apresentar anúncios do Google Shopping com base na atividade de sua conta. A alteração pode ser encontrada no Canary, a versão de testes do navegador.

Os testes, destacados pelo Techdows, ainda mostram anúncios fictíctios na página de nova aba do Google Canary. Eles podem ser habilitados ao acessar chrome://flags e alterar dois itens: em “NTP Modules”, é preciso escolher a opção “Enabled” e, em “NTP Shopping Task Modules”, a opção “Enabled – Fake Data”. Após ser reiniciado, o navegador começa a destacar os anúncios.

Como uma das flags do navegador indica, a área do Google Shopping ainda depende dos dados falsos. Ao optar pela opção “Enabled” sem essa observação, os anúncios não são exibidos. Quando eles aparecem, o navegador apresenta duas cadeiras de escritório em destaque, além de sugestões de buscas por termos relacionados.

O Google Canary também oferece opções de fechar o módulo e ver mais informações sobre os anúncios. O navegador avisa que “você está vendo esse item com base na sua atividade anterior nos Serviços do Google” e explica que “você pode ver seus dados, excluí-los e mudar suas configurações em myactivity.google.com”.

Chrome explica como anúncios são exibidos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Chrome explica como anúncios são exibidos (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Chrome testa destaques de receitas e streaming

Além de exibir anúncios do Google Shopping, o Chrome também poderá ganhar um módulo com sugestões de receitas. O navegador também aponta para testes do módulo “caleidoscópio”, que, segundo o Techdows, apresentará destaques de serviços de streaming. Os dois ainda não são exibidos, mesmo que sejam habilitados.

Enquanto testa a opção de exibir destaques, o Canary também exibe uma opção para que eles sejam desabilitados. Isso pode ser feito na página de nova aba, em Personalizar > Cartões > Ocultar cards. Como as mudanças estão sendo feitas na versão de testes do navegador do Google, é preciso destacar que não há garantias de que elas chegarão à versão oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados