Claro lança mensagens RCS, evolução do SMS, em parceria com Google

Claro disponibilizará RCS para clientes ao longo dos próximos dias; tecnologia sucessora do SMS é usada pela Vivo e Oi no Brasil

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mensagens via RCS

A Claro passou a disponibilizar a tecnologia RCSRich Communication Service – para seus clientes do Brasil: o recurso é considerado a evolução do SMS e traz melhorias para o envio de mensagens com imagem, áudio e vídeo. No Brasil, a tecnologia já é adotada pela Oi e Vivo.

Além de enviar arquivos, a tecnologia permite criar grupos, obter recibos de leitura e saber quando o outro interlocutor está digitando a resposta. A Claro diz que o RCS será liberado para os clientes ao longo dos próximos dias.

Ao contrário do tradicional SMS, o RCS depende de conexão com à internet para funcionar. E assim como no WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem, é possível usar uma rede Wi-Fi para se comunicar, sem depender do sinal da operadora.

A Claro adotou a plataforma do Google, que possui interoperabilidade com as outras empresas que utilizam o mesmo sistema. A operadora não informou, no entanto, se cobrará pela utilização do serviço ou se o tráfego de dados será descontado do plano – a concorrência não faz nenhuma cobrança.

Para utilizar o RCS é necessário ter um smartphone Android com o aplicativo Mensagens do Google como padrão. O app já vem pré-instalado em smartphones de algumas fabricantes, como é o caso da Motorola, mas para quem usa Samsung e outras marcas é só baixá-lo na Play Store. A Apple não oferece suporte no iOS, que utiliza o iMessage.

RCS deve atrair empresas

Os tradicionais “torpedos” SMS perderam relevância por conta da alta adoção de aplicativos de mensagens. O brasileiro já está acostumado com o WhatsApp, que é multiplataforma (não há RCS no iPhone), e grande parte dos planos atuais das operadoras não descontam o seu uso na franquia de dados.

É bem provável que sua caixa de SMS esteja cheia de códigos de verificação e mensagens publicitárias, e é aí que a tecnologia pode ser útil, uma vez que o RCS permite mensagens mais dinâmicas. Lojas podem enviar imagens de ofertas e produtos, empresas podem integrar seus chatbots e sistemas de atendimento, e companhias aéreas podem enviar o cartão de embarque com o código de barras direto para o cliente.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados