Samsung se junta ao Google na briga contra o iMessage da Apple

Campanha #GetTheMessage tenta pressionar Apple para que ela adote o padrão de mensagens RCS, uma versão mais avançada do SMS

Giovanni Santa Rosa
Por
Mão segurando celular totalmente aberto
Tela interna do Galaxy Z Flip 5 permanece com 6,7 polegadas e painel AMOLED Dinâmico 2X (Imagem: Thássius Veloso/Tecnoblog)

A Samsung declarou nesta terça-feira (10) seu apoio à campanha #GetTheMessage do Google, que tenta convencer a Apple a adotar o RCS. Google e Samsung reclamam que seus usuários sofrem “preconceito” por não poderem usar os recursos mais avançados do iMessage ao conversar com alguém que tem iPhone.

Antes de mais nada, um pouco de contexto: a discussão sobre o iMessage faz sentido em poucos países. É o caso dos EUA. Por lá, o SMS se tornou muito popular, já que muitas operadoras não cobravam pelo seu uso. O iPhone, com cerca de 50% do mercado, integrou o iMessage ao app Mensagens, que também funciona para SMS.

Então, quando um iPhone manda mensagem para outro iPhone, ela vai pelo iMessage e aparece como uma bolha azul. Quando a conversa é com um Android, porém, a mensagem vai como SMS/MMS e aparece como uma bolha verde.

Por causa dessa diferença técnica, recursos como reações, imagens de alta qualidade e verificação de leitura, entre outros, não estão disponíveis no SMS/MMS. Isso cria uma diferença na experiência de conversar com um iPhone e um Android.

A questão poderia ser resolvida com o RCS, mas a Apple não parece ter planos de adotá-lo.

Google e Samsung tentam convencer Apple

A saída para o Google vem sendo investir em campanhas para convencer (ou pressionar) a concorrente a adotar o RCS.

A mais recente é a #GetTheMessage, um jogo de palavras que pode significar tanto “receba a mensagem” quanto “entenda a mensagem”. O Google pede que donos de Android usem a hashtag para chamar a atenção da Apple.

Agora, a Samsung também entrou na briga. A marca fez um vídeo inspirado no clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, com um Romeu usuário de Android.

Em 2022, o Google fez até uma brincadeira usando a música “Texts Go Green”, do cantor Drake. A letra faz referência a bloquear uma pessoa no iMessage, levando as mensagens dela a aparecerem como as tais bolhas verdes.

WhatsApp e Signal são alternativas ao iMessage

A página do #GetTheMessage traz várias vantagens do protocolo RCS, como criptografia de ponta a ponta e envio de mensagens via Wi-Fi.

A mesma página dá uma solução alternativa, que praticamente já é usada em muitos países, incluindo o Brasil: usar o WhatsApp. Sim, a página do Google sugere baixar aplicativos independentes, como WhatsApp e Signal.

Nos EUA, o mensageiro mais popular ainda é o Facebook Messenger, presente em 63% dos aparelhos Android, segundo o Similarweb. O WhatsApp está em apenas 43% dos smartphones com o sistema do Google. No Brasil, 99% dos celulares têm WhatsApp.

Outra solução pode vir da União Europeia. Caso ela decida que o iMessage é uma das maiores plataformas, pode obrigar a Apple a adotar interoperabilidade com outros serviços.

Com informações: The Verge

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados