Comunidades do WhatsApp vão reunir grupos com assuntos relacionados

Comunidades podem ser a resposta do WhatsApp aos canais do Discord; função deve melhorar a organização de grupos do mensageiro

Bruno Gall De Blasi
Por
Logotipo do WhatsApp

WhatsApp está preparando um novo recurso para melhorar a organização de grupos. Conhecida como Comunidades, a função vai agrupar conversas seguindo uma lógica similar aos canais do Discord e do Slack. Mas enquanto a novidade não chega, o WABetaInfo antecipou alguns detalhes sobre a ferramenta nesta terça-feira (12).

Os novos rastros deram as caras na versão 2.22.9.10 do WhatsApp Beta para Android. O site especializado relata que o mensageiro deve criar uma aba dedicada às Comunidades, onde os usuários poderão visualizar as conversas coletivas reunidas em grupos. O acesso à página também seria realizado através do cabeçalho do app.

A publicação também trouxe uma captura de tela do recurso. Na imagem, pode-se notar o botão “Nova comunidade” para criar agrupamentos. A descrição do recurso dá outras pistas sobre o funcionamento: “as comunidades reúnem grupos relacionados. Qualquer comunidade que você criar ou adicionar aparecerá aqui”.

WhatsApp para Android pode ter aba para acessar Comunidades (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
WhatsApp para Android pode ter aba para acessar Comunidades (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Comunidades do WhatsApp segue em desenvolvimento

As Comunidades, cabe ressaltar, ainda não estão disponíveis aos usuários. Na verdade, o recurso está em desenvolvimento desde o fim do ano passado, quando o XDA-Developers revelou que o WhatsApp estava preparando uma função para melhorar a organização de grupos. Os detalhes, porém, eram escassos naquela época.

As novidades vieram a público semanas depois. Em novembro, WABetaInfo apresentou uma captura de tela de uma conversa com a função em ação. A imagem mostrava o aviso “você criou a comunidade” com o nome do grupo e uma notificação com a opção “Convidar para a Comunidade”.

Outra imagem divulgada na mesma ocasião apresentava as opções para convidar novos membros para a Comunidade. Além do link, o aplicativo de mensagens oferecia uma opção para criar um QR Code. Segundo o site na época, os administradores poderão agrupar grupos relacionados como se fossem canais da comunidade.

Ainda não há previsão de lançamento das Comunidades do WhatsApp.

Com informações: Android Police e WABetaInfo

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados