Desmanche do Sony DualSense mostra como controle do PS5 funciona
Gatilhos adaptáveis no controle DualSense são usados por jogos como Fortnite; vídeo detalha feedback tátil da Sony no PS5
Gatilhos adaptáveis no controle DualSense são usados por jogos como Fortnite; vídeo detalha feedback tátil da Sony no PS5
O DualSense, controle oficial para PlayStation 5, possui gatilhos adaptáveis nos botões L2 e R2 que dão sensações diferentes ao andar por uma superfície lisa ou ao manejar uma arma nos jogos. Um desmanche em vídeo mostra como funciona essa tecnologia de feedback háptico da Sony, além de mostrar como o acessório evoluiu em relação ao DualShock 4 do PS4.
O canal TronicsFix do YouTube abriu um DualSense e mostrou que existe um mecanismo semelhante a um parafuso junto aos gatilhos adaptáveis. Ele fica associado a uma engrenagem e a um pequeno motor.
O PS5 ativa esse motor para criar resistência no “parafuso” quando você pressiona o gatilho. Dessa forma, fica mais difícil apertá-lo, gerando o feedback tátil e simulando uma sensação diferente.
Por exemplo, em Astro’s Playroom, os gatilhos fornecem tensão quando você puxa um arco e flecha. Em Fortnite, o feedback háptico faz os jogadores sentirem que estão segurando armas diferentes.
Em NBA 2K21, os botões mudam se a energia do jogador de basquete estiver mais baixa, para que seja mais difícil fazê-lo correr. Enquanto isso, Deathloop consegue bloquear os gatilhos quando uma arma emperra.
PS5 triggers fighting back. pic.twitter.com/lP6wR5Js2N
— Erik Fossum (@ErikFossum) October 29, 2020
O desmanche também mostra algumas diferenças entre o DualSense e o DualShock 4. O controle do PS5 tem uma bateria maior em comparação com seu antecessor; os motores hápticos e a placa-mãe também aumentaram.
Os botões do DualSense possuem um sistema de amortecimento duplo não encontrado nos controles mais antigos. No entanto, a Sony reutilizou os mesmos sticks analógicos encontrados no DualShock 4.
Confira o desmanche completo no vídeo abaixo: