Dona do Google encerra projeto Loon de balões de internet

Loon, projeto da Alphabet (Google) que leva sinal de internet com auxílio de balões, chega ao fim após sete anos de operação

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Balão do Loon (imagem: divulgação/Loon)
Balão da Loon (Imagem: Divulgação/Loon)

O projeto Loon, que pertence à dona do Google (Alphabet), chegou ao fim. Em publicação no blog da companhia nesta quinta-feira (21), o CEO da Loon anunciou o encerramento da iniciativa, responsável por levar sinal de internet a partir de balões.

O anúncio de encerramento vem através de um comunicado publicado no Loon Blog por Alastair Westgarth, com o título “dizendo adeus à Loon” (em tradução livre). No texto, o CEO da empresa agradece, comenta sobre a missão e os desafios do projeto e informa que a iniciativa será finalizada.

“Embora tenhamos encontrado vários parceiros dispostos ao longo do caminho, não encontramos uma maneira de reduzir os custos o suficiente para construir um negócio sustentável de longo prazo”, explica. “O desenvolvimento de uma nova tecnologia radical é inerentemente arriscado, mas isso não torna mais fácil divulgar essa notícia”.

Projeto Loon chega ao fim

A Loon será encerrada após quase sete anos desde o seu lançamento. O projeto nasceu em junho de 2013 com uma missão: levar internet para áreas remotas com auxílio de balões. Depois, a iniciativa chegou a diversos países, inclusive o Brasil, que teve seu primeiro lançamento no ano seguinte durante uma fase de testes.

Em 2018, a Loon passou a atuar como empresa independente dentro da estrutura da Alphabet, empresa-mãe do Google. De lá para cá, a iniciativa teve alguns episódios notáveis, como a transmissão de sinal de internet por 1.000 km. Em 2020, a companhia começou a operar no Quênia e bateu o recorde de tempo de voo.

2021, no entanto, marca o fim dessa experiência. “Nos próximos meses, a maior parte da equipe Loon seguirá em frente”, disse Astro Teller, da X. “Estamos trabalhando para cuidar dos funcionários e esperamos ajudar muitos a encontrar funções alternativas no X, Google e Alphabet”.

Ao The Verge, um porta-voz da X explicou que as operações no Quênia serão mantidas até março. “Hoje [21], estamos prometendo um fundo de US$ 10 milhões para apoiar organizações sem fins lucrativos e empresas com foco em conectividade, Internet, empreendedorismo e educação no Quênia”, afirmou Teller.

Com informações: Loon Blog, The Verge e X (Blog)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados