Dropbox terá versão grátis de seu gerenciador de senhas, mas com limitações

O Dropbox Passwords pode ser acessado gratuitamente, mas armazena apenas 50 senhas e as sincroniza entre até 3 dispositivos

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Dropbox no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Dropbox no iPhone (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Dropbox passará a oferecer seu gerenciador de senhas, o Dropbox Passwords, gratuitamente para todos os usuários a partir do mês que vem. Atualmente o recurso está disponível apenas para as pessoas que assinam algum dos planos pagos do serviço de armazenamento em nuvem, custando a partir de US$ 9,99 mensais.

Com vazamentos de senhas cada vez mais comuns, é muito importante ter um gerenciador confiável e que permite armazenar longas chaves únicas que certamente seu cérebro jamais lembraria. O Dropbox oferece este serviço para qualquer um dos planos pagos, capaz até mesmo de sincronizar os dados entre os dispositivos.

A novidade é que usuários do plano gratuito do backup em nuvem vão receber esta mesma ferramenta, ou parte dela. O funcionamento é exatamente o mesmo, oferecendo a sincronia entre gadgets e o preenchimento automático em alguns sites ou aplicativos, mas quem não tem a assinatura do Dropbox pode salvar somente 50 senhas por conta, além de sincronizar esses dados para até três aparelhos.

O limite de dispositivos é o mesmo que o próprio Dropbox já impõe para o backup a partir do iPhone, iPad, iPod Touch, smartphones e tablets Android, além de programas para macOS, Linux (Fedora ou Ubuntu) e Windows. Uma extensão para navegadores também está disponível para o Dropbox Passwords, já que o serviço permite preencher automaticamente a senha armazenada dos sites.

Junto de preencher o campo de senhas já conhecidas, o Dropbox Passwords pode sugerir novas combinações para quando o usuário estiver criando o cadastro em algum site ou aplicativo.

O movimento do Dropbox para entregar o gerenciador de senhas para todos é muito importante pela segurança, mas também pode ser um passo do setor de marketing da empresa para atrair os usuários que ficaram descontentes com o concorrente LastPass, agora mais limitado.

Em fevereiro deste ano, quem utiliza o LastPass precisou repensar o uso do gerenciador de senhas dentro do plano gratuito. O serviço passou a obrigar a pessoa a escolher se vai utilizar sua ferramenta em um computador ou a partir de um dispositivo móvel, seja ele um tablet ou smartphone. Após a escolha, apenas os planos pagos permitem a utilização em mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Existem opções melhores que o Dropbox Passwords gratuito

Se você precisa de mais do que 50 senhas armazenadas e em mais dispositivos sincronizados, pagar US$ 9,99 para remover este limite apenas por conta deste recurso é um caminho pouco inteligente – ele vale a pena pensando nos 2 TB extras para armazenamento em nuvem.

Se você realmente precisa apenas de um gerenciador para suas centenas de senhas no maior número possível de dispositivos, o navegador Chrome pode ser uma experiência interessante.

Ele oferece a ferramenta interna para lembrar senhas, pode ser acessado em diversos dispositivos com a mesma conta do Google, emite alerta para quando suas chaves podem ter sido vazadas, também oferece opção para gerar uma senha longa no cadastro de sites e pode ser utilizado em apps a partir de smartphones e tablets Android, além de iPhones, iPads e iPods Touch. Tudo isso de graça.

Usuários de iOS e macOS ainda podem tirar proveito da mesma função no Safari, que também permite o login em aplicativos para dispositivos móveis, sem cobrar um centavo pelo recurso.

Com informações: TNW e The Verge.

Receba mais sobre Dropbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados