Encher as ruas com carros elétricos da Tesla, chegar a Marte com a SpaceX e criar o transporte público do futuro com o Hyperloop são feitos impensáveis para a maioria esmagadora das pessoas. Mas esses são os objetivos de Elon Musk, você deve saber. E não pense que ele parou por aí. O empresário agora quer “hackear” o cérebro humano e, para isso, está criando mais um negócio: a Neuralink.

Na primeira olhada, a ideia é digna das histórias de ficção científica. Em entrevista ao WSJ.com, Musk revelou que, embora o projeto ainda não tenha sido lançado oficialmente, pretende desenvolver com ele uma tecnologia de “links” ou “laços neurais”: a ideia é transmitir informações do cérebro diretamente a computadores.

Como a ideia está apenas começando a ganhar forma, não ficou totalmente claro como essa conexão será feita, mas a implantação de pequenos eletrodos no cérebro já vem sendo estudada. Dá para se pensar também em algo não invasivo, como equipamentos de eletroencefalograma, mas, ao menos na fase inicial, os eletrodos terão papel importante.

Para variar, os objetivos de Musk com o projeto são bastante audaciosos. A conexão entre cérebro e computador que a Neuralink terá que criar deverá ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para epilepsia, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, entre outros problemas de ordem neurológica.

Mas, depois, o projeto deverá evoluir para propostas mais avançadas, que visam elevar a capacidade de execução de atividades pelos humanos. Uma tecnologia de inteligência artificial poderia atuar em conjunto com o cérebro para permitir que tenhamos controle mais preciso de procedimentos altamente complexos, como uma cirurgia delicada.

Cérebro

Seria uma abordagem híbrida? É provável. Musk tem falado muito nos últimos meses sobre estarmos preparados para sermos ciborgues nos próximos quatro ou cinco anos. Talvez haja algo de excêntrico aí, mas apostar em ideias que parecem estar à frente do nosso tempo faz parte da rotina de Elon Musk, como todo mundo sabe.

No Twitter, o empresário prometeu revelar mais detalhes da Neuralink na próxima semana. Fiquemos de olho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados