Elon Musk visita o Brasil para falar sobre conectividade e Amazônia
Bilionário já está no Brasil; reunião conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro e mais de dez empresários brasileiros
Bilionário já está no Brasil; reunião conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro e mais de dez empresários brasileiros
Elon Musk, empresário responsável pela Tesla e SpaceX, desembarcou no Brasil nesta sexta-feira (20). A viagem é fruto de um convite feito pelo ministro das Comunicações, Fabio Faria (PP), para uma conversa com empresários e representantes do governo Bolsonaro. O encontro vai tratar de assuntos sobre conectividade e a Amazônia.
O anúncio foi feito pelo ministro em seu perfil do Twitter nesta sexta-feira (20). Às 6h, Faria afirmou que o bilionário estava a caminho do Brasil:
“A convite do ministro das Comunicações, Fábio Faria, o empresário Elon Musk chega ao Brasil nessa sexta-feira para tratar com o governo brasileiro sobre Conectividade e Proteção da Amazônia”, anunciou.
O titular da pasta não entrou em muitos detalhes sobre o encontro. Mas, em outro tweet publicado às 10h32, Faria disse que o governo trouxe “um dos maiores empresários do mundo” para ajudar na “missão” de conectar a Amazônia. É possível que a internet via satélite da SpaceX, a Starlink, esteja entre os assuntos da mesa.
Nesta quinta-feira (19), o ministro chegou a fazer um tweet sobre uma reunião prevista para hoje a respeito do Conecta Amazônia. “Vamos falar sobre os marcos regulatórios, regulação na Amazônia e conectividade nas escolas”, afirmou. “A meta do MCom [Ministério das Comunicações] é conectar 100% das escolas até o final do ano e fazer com que a tecnologia ajude na preservação da Amazônia!”
Vale lembrar que o ministro das Comunicações recebeu o empresário para discutir o uso da Starlink em escolas do Brasil em 2021.
Elon Musk desembarcou no aeroporto Catarina, em São Roque (SP), por volta das 9h. Depois, o executivo seguiu para um hotel em Porto Feliz (SP), onde se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro (PL). As informações foram reveladas pelo portal G1.
O evento está previsto para durar até às 12h e deve contar com mais de dez empresários brasileiros, de acordo com informações do colunista Lauro Jardim reveladas pelo Valor. É o caso de executivos do setor de telecomunicações, como Rodrigo Abreu (Oi), José Félix (Claro) Alberto Griselli (TIM Brasil) e Pietro Labriola (TIM).
André Esteves, do BTG Pactual, e Rubens Menin, do Banco Inter, também estão aparecem na lista de convidados.