Kotas cancela grupos de Netflix, Spotify e outros apps

Plataforma promete economia de até 80% em populares serviços digitais. Fundador dá entrevista exclusiva ao Tecnoblog.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 3 semanas
Arte com a marca do Kotas cercada por silhuetas de pessoas com pulso para o alto, em sinal de protesto
Kotas cita economia de até 80% em alguns serviços digitais (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A plataforma Kotas realizou o cancelamento em massa de grupos que compartilhavam assinaturas de serviços como Netflix, Spotify, Max e Apple.
  • A decisão afeta tanto grupos abertos quanto fechados, e o sistema recusará novos grupos que mencionem esses serviços, conforme confirmado ao Tecnoblog por Filipe Prado, fundador do Kotas.
  • Usuários receberam um comunicado por email informando sobre o cancelamento de grupos devido a “questões comerciais relevantes”, sem mencionar possíveis razões como violação de direitos autorais.
  • Alguns administradores de grupos relataram dificuldades em acessar saldos na plataforma, embora Prado tenha assegurado que não há restrições para saque ou uso dos valores no Kotas.

A plataforma de compartilhamento de assinaturas Kotas realizou o cancelamento em massa de grupos utilizados para acessar serviços como Netflix, Spotify, Max e Apple, entre outros. A ação ocorreu nas últimas 24 horas, pelo que temos conhecimento. De lá para cá, os administradores ficaram assustados com a repercussão entre os “clientes” – ou seja, demais pessoas que participavam e pagavam pelo ingresso nos grupos.

O fundador e chefe de operações do Kotas, Filipe Prado, me confirmou que diversos serviços conhecidos não terão mais suporte pela plataforma. Ele explicou ainda que a decisão vale para grupos abertos e fechados. Com isso, o próprio sistema do Kotas irá recusar novos grupos que mencionam os tais serviços.

Ele afastou a possibilidade de encerramento do Kotas e prometeu um novo recurso que irá “beneficiar toda a comunidade” num futuro breve, sem entrar em detalhes.

📬 Comunicado oficial

Print do site do Kotas citando grupos de música, cursos, séries e filmes, e games
Kotas cita economia de até 80% em alguns serviços digitais (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Tudo começou com um comunicado enviado por email. Nele, o Kotas dizia que cancelaria o grupo daquela pessoa devido a “questões comerciais relevantes nesse momento”. A empresa, baseada em Belo Horizonte, ainda pediu a compreensão dos usuários. “Reafirmamos nosso compromisso em entregar nossos serviços e atendê-lo sempre da melhor forma.”

A mensagem dá a entender que não haverá calote para os atuais assinantes: “o grupo se encerrará assim que seu próximo ciclo de pagamentos se completar”. Ela não explica, por exemplo, se a decisão tem a ver com violação de direitos autorais, pirataria ou uso de nomes protegidos.

🔥 Fogo no parquinho

Print do site do Reclame Aqui com inúmeras reclamações sobre o Kotas
Consumidores se queixam do Kotas e pedem estorno (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

O Kotas se propõe a coletar os valores para o compartilhamento dos mais variados sites e apps. Vai desde apostas em loterias até as populares plataformas de streaming, como Globoplay, Disney Plus e Crunchyroll. A economia chegaria a 80%, de acordo com o site oficial.

O assunto caiu como uma bomba tanto entre os donos quanto entre os membros. “Sou dono de vários grupos e todos foram cancelados. Vou criar eles em outra plataforma”, escreveu um admin. Algumas pessoas saíram em defesa do Kotas, alegando que “a plataforma está fazendo o que pode para ficar no ar”.

💰 Dúvidas sobre saldo e saque

Alguns donos de grupos disseram em comunidades que estavam com dificuldades para acessar o saldo na plataforma. Afinal de contas, os membros pagavam dinheiro para rachar serviços e essas pessoas recebiam os valores. Prado me disse que “não há nenhuma restrição quanto a isso” e que todo o saldo disponível é direto dos usuários, então eles podem retirar ou usar no Kotas quando quiserem.

O executivo ainda orientou que os consumidores com dúvidas remanescentes busquem o site do Kotas e acionem o suporte.

Receba mais sobre Disney+ (Disney Plus) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados