Kotas cancela grupos de Netflix, Spotify e outros apps
Plataforma promete economia de até 80% em populares serviços digitais. Fundador dá entrevista exclusiva ao Tecnoblog.
Plataforma promete economia de até 80% em populares serviços digitais. Fundador dá entrevista exclusiva ao Tecnoblog.
A plataforma de compartilhamento de assinaturas Kotas realizou o cancelamento em massa de grupos utilizados para acessar serviços como Netflix, Spotify, Max e Apple, entre outros. A ação ocorreu nas últimas 24 horas, pelo que temos conhecimento. De lá para cá, os administradores ficaram assustados com a repercussão entre os “clientes” – ou seja, demais pessoas que participavam e pagavam pelo ingresso nos grupos.
O fundador e chefe de operações do Kotas, Filipe Prado, me confirmou que diversos serviços conhecidos não terão mais suporte pela plataforma. Ele explicou ainda que a decisão vale para grupos abertos e fechados. Com isso, o próprio sistema do Kotas irá recusar novos grupos que mencionam os tais serviços.
Ele afastou a possibilidade de encerramento do Kotas e prometeu um novo recurso que irá “beneficiar toda a comunidade” num futuro breve, sem entrar em detalhes.
Tudo começou com um comunicado enviado por email. Nele, o Kotas dizia que cancelaria o grupo daquela pessoa devido a “questões comerciais relevantes nesse momento”. A empresa, baseada em Belo Horizonte, ainda pediu a compreensão dos usuários. “Reafirmamos nosso compromisso em entregar nossos serviços e atendê-lo sempre da melhor forma.”
A mensagem dá a entender que não haverá calote para os atuais assinantes: “o grupo se encerrará assim que seu próximo ciclo de pagamentos se completar”. Ela não explica, por exemplo, se a decisão tem a ver com violação de direitos autorais, pirataria ou uso de nomes protegidos.
O Kotas se propõe a coletar os valores para o compartilhamento dos mais variados sites e apps. Vai desde apostas em loterias até as populares plataformas de streaming, como Globoplay, Disney Plus e Crunchyroll. A economia chegaria a 80%, de acordo com o site oficial.
O assunto caiu como uma bomba tanto entre os donos quanto entre os membros. “Sou dono de vários grupos e todos foram cancelados. Vou criar eles em outra plataforma”, escreveu um admin. Algumas pessoas saíram em defesa do Kotas, alegando que “a plataforma está fazendo o que pode para ficar no ar”.
Alguns donos de grupos disseram em comunidades que estavam com dificuldades para acessar o saldo na plataforma. Afinal de contas, os membros pagavam dinheiro para rachar serviços e essas pessoas recebiam os valores. Prado me disse que “não há nenhuma restrição quanto a isso” e que todo o saldo disponível é direto dos usuários, então eles podem retirar ou usar no Kotas quando quiserem.
O executivo ainda orientou que os consumidores com dúvidas remanescentes busquem o site do Kotas e acionem o suporte.