Exynos 2200 com gráficos da AMD chega em janeiro e pode estar no Galaxy S22
Novo processador da Samsung, Exynos 2200 deve marcar presença na ficha técnica avançada dos futuros Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra
Novo processador da Samsung, Exynos 2200 deve marcar presença na ficha técnica avançada dos futuros Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra
A Samsung revelou, nesta quarta-feira (30), a data de lançamento do seu novo processador para os futuros Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra. Segundo a companhia, o próximo chip da marca sul-coreana será apresentado em janeiro com gráficos da AMD. Espera-se que o componente seja anunciado com o nome comercial Exynos 2200.
O teaser foi publicado no Twitter. Nele, a fabricante diz que “o mercado de jogos está prestes a ficar sério”. Depois, sem citar nomes, a Samsung informa que o “próximo Exynos com a nova GPU nascida do RDNA 2”, a arquitetura de gráficos da AMD que aparece em placas Radeon e em videogames, será lançado em 11 de janeiro de 2022.
Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a aproximação entre as duas companhias vem a público. Em junho e após rumores, a CEO da AMD, Lisa Su, confirmou que a arquitetura RDNA 2 marcará presença no próximo chip da Samsung, mas sem citar modelos. Com isso, espera-se que o processador tenha suporte ao ray tracing e ao sombreamento de taxa variável (VRS), por exemplo.
A Samsung também não revelou quais celulares seriam lançados com o chip. Mas já há algumas apostas: espera-se que Exynos 2200 seja destinado à linha Galaxy S22, a nova geração de celulares premium da marca sul-coreana. A companhia também deve comercializar variantes com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1 em algumas regiões.
A expectativa é de que a Samsung revele três celulares: o Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra. A maior mudança ficaria para a edição Ultra, que deve receber diversas características da família Galaxy Note, como o espaço para guardar a S Pen. O trio deve ser anunciado pela companhia em fevereiro de 2022.
Com informações: Samsung Exynos (Twitter) e The Verge