Facebook fecha acordo com Universal para permitir que usuários coloquem músicas em vídeos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias
Facebook

O Facebook e a Universal Music Group fecharam um acordo bem peculiar nesta quinta-feira (21): com a parceria, os usuários poderão publicar músicas de artistas da gravadora sem receio de terem seus vídeos removidos da rede social por infração de direitos autorais.

Em comunicado, a Universal descreve o acordo como “sem precedentes, global e válido por múltiplos anos”. Ele envolve o Facebook, o Instagram e o Oculus, permitindo que as músicas sejam licenciadas para “vídeo e outras experiências sociais” nos produtos de Mark Zuckerberg.

Por enquanto, o acordo significa que “os usuários poderão fazer upload de vídeos que contenham músicas licenciadas e personalizar suas experiências musicais no Facebook, Instagram e Oculus, enquanto compartilham vídeos com amigos e familiares”. Soa pouco importante, certo?

No entanto, a Universal diz que o negócio servirá como “base para uma parceria estratégica que oferecerá novas experiências online baseadas em música”. Além disso, no futuro, as funcionalidades “se expandirão para permitir o acesso a uma vasta biblioteca de música em uma série de recursos sociais”.

Será que o Facebook está preparando algo nos moldes do Spotify? 🤔

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados