O Facebook e a Universal Music Group fecharam um acordo bem peculiar nesta quinta-feira (21): com a parceria, os usuários poderão publicar músicas de artistas da gravadora sem receio de terem seus vídeos removidos da rede social por infração de direitos autorais.
Em comunicado, a Universal descreve o acordo como “sem precedentes, global e válido por múltiplos anos”. Ele envolve o Facebook, o Instagram e o Oculus, permitindo que as músicas sejam licenciadas para “vídeo e outras experiências sociais” nos produtos de Mark Zuckerberg.
Por enquanto, o acordo significa que “os usuários poderão fazer upload de vídeos que contenham músicas licenciadas e personalizar suas experiências musicais no Facebook, Instagram e Oculus, enquanto compartilham vídeos com amigos e familiares”. Soa pouco importante, certo?
No entanto, a Universal diz que o negócio servirá como “base para uma parceria estratégica que oferecerá novas experiências online baseadas em música”. Além disso, no futuro, as funcionalidades “se expandirão para permitir o acesso a uma vasta biblioteca de música em uma série de recursos sociais”.
Será que o Facebook está preparando algo nos moldes do Spotify? 🤔