Facebook diz que envio de notificações por SMS era bug
Usuários que se cadastravam no recurso de autenticação de dois fatores passavam a receber mensagens indesejadas
Nesta semana, o Facebook foi acusado de enviar spam por SMS. Alguns usuários passavam a receber notificações por mensagens de texto depois que ativavam o recurso de autenticação de dois fatores. Pior: qualquer resposta às mensagens era publicada no mural do usuário. Agora, a empresa explica que isso foi causado por um bug.
O diretor de segurança Alex Stamos comenta no próprio Facebook que “não foi nossa intenção enviar notificações por SMS não relacionadas à segurança para esses números de telefone, e peço desculpas por qualquer inconveniente que essas mensagens possam ter causado”.
Por isso, o Facebook trabalha para “garantir que as pessoas que se cadastraram na autenticação de dois fatores não recebam notificações não relacionadas à segurança a menos que tenham explicitamente escolhido isso, e o mesmo será válido para os que se cadastraram no passado”. A falha será corrigida ao longo dos próximos dias, segundo Stamos.
So I signed up for 2 factor auth on Facebook and they used it as an opportunity to spam me notifications. Then they posted my replies on my wall. 🤦♂️ pic.twitter.com/Fy44b07wNg
— Gabriel Lewis 🦆 (@Gabriel__Lewis) February 12, 2018
O Facebook já está envolvido em processos por violar o Telephone Consumer Protection Act (TCPA), que proíbe empresas de entrarem em contato por SMS sem permissão explícita do usuário. A rede social é acusada de enviar mensagens de aniversário e outros spams mesmo quando os usuários cancelaram as notificações por texto ou nem forneceram seus números de celular.
A rede social permite que os usuários enviem posts por SMS — mas isso certamente não deveria acontecer com o mesmo número que envia códigos de autenticação de dois fatores. De qualquer forma, o Facebook admite que esse recurso é “menos útil hoje em dia”, e ele será descontinuado em breve.
Leia | Como denunciar SMS no Android e iOS sem instalar nada