Em janeiro, o Facebook anunciou que passaria a priorizar o noticiário local no feed dos usuários nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (26), a estratégia começou a ser expandida para todos os países, em todos os idiomas.
O Facebook exibirá “mais notícias de fontes locais cobrindo sua cidade atual e outras cidades com as quais eles [os usuários] possam se importar”. Mark Zuckerberg declara que “as pessoas que sabem o que está acontecendo ao seu redor são mais propensas a se envolver e ajudar a fazer a diferença”, daí a mudança.
E o que é uma fonte local? O Facebook diz: “consideraremos um veículo como local para múltiplas cidades se as pessoas nessas cidades tiverem mais probabilidade de ler os artigos no domínio do veículo do que as pessoas de fora dessas cidades”. Com isso, a audiência de jornais, revistas e sites que cobrem regiões específicas deve aumentar.
Apesar do foco no noticiário local, isso não significa que o Facebook vai priorizar a imprensa: a rede social continua firme em sua estratégia de mostrar mais publicações de amigos e familiares, para tentar aumentar a interação entre pessoas e combater conteúdo nocivo, como spam e notícias falsas.