Facebook permite exportar suas fotos para Dropbox sem baixá-las
Além do Dropbox, ainda é possível exportar fotos e vídeos que estão no Facebook para o Google Fotos e Koofr
Além do Dropbox, ainda é possível exportar fotos e vídeos que estão no Facebook para o Google Fotos e Koofr
O Facebook anunciou nesta quinta-feira, 3 de setembro, que agora é possível exportar fotos e vídeos da rede social para o Dropbox sem a necessidade de baixar os arquivos no computador ou celular. O envio pode ser feito pela ferramenta de portabilidade de dados do próprio Facebook que também permite exportar para o Google Fotos e o Koofr — este último não é tão conhecido por aqui e está baseado na Europa.
Em comunicado, Steve Satterfield, diretor de privacidade e políticas públicas do Facebook, ressalta a segurança que há entre o processo. Para migrar fotos e vídeos, você só precisa acessar a plataforma de exportação, no entanto, o Facebook pedirá para o usuário informar sua senha outra vez. De acordo com a empresa, a transferência é criptografada.
A funcionalidade também aparece nas configurações do Facebook e pode ser acessada clicando em “Suas informações do Facebook”.
O anúncio de hoje não é totalmente uma novidade, já que desde dezembro do ano passado já era possível fazer isso enviando para o Google Fotos. Após a parceria com o Google, os feedbacks dos usuários e especialistas ajudaram a empresa de Mark Zuckerberg no aprimoramento e, assim, eles começaram a estudar novas possibilidades e “facilitar a transferência para outras plataformas”.
“Há muito tempo acreditamos que se você compartilha dados com um serviço, você deve ser capaz de movê-los com segurança para outro. Esse é o princípio da portabilidade de dados, que dá às pessoas controle e escolha, ao mesmo tempo que incentiva a inovação”, afirma Satterfield. “Projetamos esta ferramenta para otimizar a privacidade, segurança e utilidade”, completa.
A plataforma é baseada em código aberto via Data Transfer Project (DTP), projeto que ainda tem parceria com Apple, Google, Microsoft e Twitter. O Facebook disse que pretende ampliar a lista de exportação, mas não compartilhou empresas nem afirmou quando isso irá acontecer.
Com informações: Facebook e TechCrunch.
Leia | Como baixar suas informações do Facebook? Saiba fazer o backup dos dados da conta