Facebook testa compras de supermercado via WhatsApp na Índia

Sistema de compras de supermercado pelo WhatsApp está sendo desenvolvido pelo Facebook em parceria com o JioMart

Bruno Gall De Blasi
• Atualizado há 3 anos
ícone do aplicativo do WhatsApp no iPhone

As compras de supermercado poderão ser feitas diretamente pelo WhatsApp – pelo menos, na Índia. Esta é a proposta de um novo sistema de pedidos automatizado que está sendo desenvolvido pelo Facebook em parceria com a JioMart para o mensageiro.

A ferramenta está em fase de testes e disponível somente para moradores de Navi Mumbai, Thane e Kalyan, em Mumbai. Ao todo, são mais de 1.200 estabelecimentos cadastrados no sistema nesse primeiro momento, segundo o TechCrunch.

O grande destaque fica pelo sistema automatizado, que gera um link para o usuário escolher seus produtos. Em seguida, o pedido será enviado para uma loja próxima ao consumidor.

O funcionamento é simples. Para usá-lo, basta enviar a mensagem “Hi” para o número comercial da plataforma e acessar o link que será enviado logo na sequência. Após a seleção de produtos, o sistema enviará a fatura ao cliente pela conversa do WhatsApp.

Facebook testa sistema para fazer compras de supermercado via WhatsApp

Ao que tudo indica, o sistema não contempla um serviço de entregas, ainda que o pedido seja feito pelo mensageiro. É preciso buscar as compras no estabelecimento comercial logo após o recebimento de um SMS de confirmação.

O sistema também não recebe pagamentos pela internet ou via mensageiro.

Com informações: TechCrunch

Leia | Como colocar um botão com o link do WhatsApp no Instagram

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.