Smartphones com Android 2.1 não poderão mais baixar apps da loja do Google

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana
Foto por Mr Seb/Flickr

Você se lembra da época do Android Market? Ele foi substituído pela Play Store em 2012, porém algumas versões do sistema permanecem com a antiga loja de apps — e ela deixará de funcionar em breve.

O Google avisa em seu blog para desenvolvedores que, em 30 de junho, o Android Market deixará de ser suportado no Android 2.1 Eclair e versões anteriores. Isso significa que não será mais possível acessar ou instalar aplicativos da loja. Os usuários não vão receber uma notificação no dispositivo sobre a mudança “devido a restrições técnicas”.

Daqui para a frente, esses dispositivos antigos terão que instalar apps via sideloading — ou seja, instalando APKs diretamente. Nem mesmo lojas alternativas são compatíveis: a Amazon Appstore requer Android 4.1 ou superior; enquanto a F-Droid, que reúne aplicativos de código aberto, exige Android 2.2 ou superior.

Foto por techcloudgr/Flickr
Motorola Milestone rodando Android Eclair

O Eclair engloba as versões 2.0 e 2.1, lançadas entre 2009 e 2010. Entre as novidades, elas traziam suporte a HTML5 e a zoom com dois toques no navegador; suporte a flash e a zoom óptico na câmera; e compatibilidade com Bluetooth 2.1.

O Google Play segue disponível no Android 2.2 e superior.

Receba mais sobre Google Play na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados