Google Authenticator ganha finalmente sincronia com a nuvem
Agora você não precisará mais se preocupar em ficar sem os códigos de verificação ao perder o celular; novidade já está disponível em uma atualização
Agora você não precisará mais se preocupar em ficar sem os códigos de verificação ao perder o celular; novidade já está disponível em uma atualização
O Google anunciou que o aplicativo do Authenticator finalmente vai sincronizar com a nuvem. Assim, será possível ver todos os códigos de verificação após realizar o login em sua conta da gigante de buscas. Esse recurso é muito esperado pelos usuários, que precisavam realizar toda a configuração sempre que trocavam de smartphone.
O anúncio surgiu em uma postagem no blog do Google na segunda-feira (24). A sincronia do Authenticator com a nuvem funcionará na versão do app tanto para Android quanto iOS. Basta realizar a atualização em seu dispositivo para ter acesso ao aguardado recurso.
Segundo a gigante de buscas, o objetivo dela ao lançar o aplicativo em 2010 era o de oferecer aos sites uma maneira fácil e gratuita de trazer as identificações em dois fatores. Milhares de empresas e usuários passaram a adotar a funcionalidade ao redor do mundo. Porém, a preocupação de perder o aparelho de alguma forma acabava dando dor de cabeça.
Com a sincronia em nuvem, isso diminui consideravelmente, já que tudo o que a pessoa precisa ter é seu próprio login e senha do Google para acessar os códigos de verificação, como a companhia destacou:
Um dos principais comentários que ouvimos dos usuários ao longo dos anos foi a complexidade em lidar com dispositivos perdidos ou roubados com o Google Authenticator instalado. Como os códigos únicos no Authenticator eram armazenados apenas em um único dispositivo, a perda desse gadget significava que os usuários perdiam a capacidade de entrar em qualquer serviço no qual haviam configurado 2FA usando o Authenticator.
Além disso, o ícone do app ganhará uma repaginada. Ele deixará para trás o símbolo que lembra um cofre e será substituído por um asterisco colorido.
De acordo com a empresa, apps para gerenciar códigos de verificação em duas etapas continuam sendo uma parte importante de segurança na internet hoje em dia.
Contudo, o Google acredita que “para realmente resolver problemas de senha, precisamos ir além das senhas completamente”. Sendo assim, a marca afirmou estar preparando o terreno para um futuro sem senha por mais de uma década.
Para você acessar uma página ou um perfil, tudo o que precisará fazer é desbloquear o seu telefone. O seu aparelho vai guardar uma credencial chamada de “passkey”, que servirá para entrar em suas contas online. Nas palavras da gigante de buscas:
A chave de acesso (passkey) torna o login muito mais seguro, pois é baseada em criptografia de chave pública e só é exibida em sua conta online quando você desbloqueia o telefone.
A intenção da companhia é a de começar a disponibilizar esses recursos ainda em 2023.
Com informações: The Verge.