Não, o Galaxy Note 8 não filma em 4K a 60 fps

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Uma das características dos novos iPhones é a gravação de vídeo em 4K a 60 quadros por segundo, mais que qualquer outro smartphone disponível no mercado. Mas será que a Apple realmente foi pioneira? Na semana passada, surgiram notícias afirmando que o Galaxy Note 8 também possuía essa capacidade (e ele foi lançado antes).

Só que a informação estava incorreta.

A confusão começou quando um site americano descobriu uma página da própria Samsung nos Estados Unidos afirmando que o smartphone era capaz de filmar em 4K60. A notícia foi publicada com o título “Desculpe, Apple, o Galaxy Note 8 já tem gravação de vídeo em 4K a 60 fps” e logo replicada por vários sites ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Eu estranhei porque estou testando o Galaxy Note 8, e a melhor opção existente no aplicativo de câmera é 4K a 30 fps (ou 1080p a 60 fps). Então existiam algumas possibilidades: 1) a Samsung vai liberar uma atualização de software que habilita a filmagem em 4K a 60 fps; 2) somente a versão americana do Galaxy Note 8 é capaz de gravar vídeos com essa qualidade; 3) a página da Samsung está errada.

A segunda opção fazia sentido, só que ao contrário. Isso porque o Galaxy Note 8 americano tem processador Snapdragon 835 que, como informa a Qualcomm, é capaz de reproduzir em 4K60, mas capturar a no máximo 4K30. O Exynos 8895, que será utilizado na versão brasileira, no entanto, pode gravar e reproduzir em 4K120 (!), pelo menos de acordo com as especificações divulgadas pela Samsung Semiconductor.

Mas a última possibilidade se mostrou a correta. Em resposta ao Tecnoblog, a assessoria de imprensa da Samsung confirma que o Galaxy Note 8 é capaz de filmar a uma resolução máxima de 4K a 30 fps, e que esse limite vale “tanto para a versão brasileira quanto a americana”. Além disso, a empresa informou que a página do produto nos Estados Unidos agora está com a informação correta.

Ainda que o chip da versão internacional do Galaxy Note 8 (que é o mesmo do Galaxy S8) suporte uma qualidade de filmagem melhor, parece que a Samsung não está disposta a fragmentar as câmeras dos aparelhos por causa do processador — mas quem sabe algum desenvolvedor crie um aplicativo capaz de “liberar” a filmagem em 4K60 nesses aparelhos?

O TB Verifica é uma seção que desmente informações equivocadas do noticiário de tecnologia. Confira os outros artigos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados