Galaxy S10 recebe Android 12 via LineageOS para quem não quer Samsung One UI

LineageOS 19 é liberado oficialmente para a linha Galaxy S10 e celulares da Xiaomi e Asus; ROM customizada é baseada no Android 12

Bruno Gall De Blasi
Por
Samsung Galaxy S10+ e S10e (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

LineageOS é bastante conhecido por levar versões mais recentes do Android a celulares mais antigos. Mas a ROM customizada também oferece uma alternativa para quem não gosta das interfaces das fabricantes, como a One UI. Se você faz parte desse grupo e tem um Galaxy S10, tenho boas notícias: a linha de smartphones premium da Samsung recebeu o LineageOS 19 oficial com Android 12.

O LineageOS 19 foi lançado em abril. Além de ser baseada no Android 12 e oferece uma experiência mais próxima do “Android puro”, a nova geração da ROM customizada agrega outros incrementos, como a atualização do WebView. O modo escuro (dark mode) também tornou-se habilitado por padrão no software.

A atualização está disponível para os modelos da linha Galaxy S10, que já recebeu o Android 12. Mas é preciso prestar a atenção em um detalhe: o LineageOS 19 oficial só pode ser instalado em variantes com o processador Exynos 9820. Ainda não há previsão de lançamento da ROM para as edições com chip da Qualcomm.

Confira os modelos e os codinomes dos celulares da Samsung com suporte ao software:

Além dos telefones, a ROM customizada foi levada oficialmente ao tablet Samsung Galaxy Tab S6 Lite com Wi-Fi (gta4xlwifi).

LineageOS 19 também está disponível para celulares da Asus, Motorola, Xiaomi e outras fabricantes (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
LineageOS 19 também está disponível para celulares da Asus, Motorola, Xiaomi e outras fabricantes (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

LineageOS 19 chega a mais celulares da Xiaomi e Asus

Os modelos avançados da Samsung não são os únicos a receber o LineageOS 19 oficialmente nos últimos dias. Além da família Galaxy S10, a ROM customizada foi liberada para smartphones da Asus, Essential e Xiaomi. Confira a lista a seguir:

FabricanteModeloCodinome
AsusZenfone Max Pro M1X00TD
EssentialPH-1mata
XiaomiMi 10T/Mi 10T Pro/Redmi K30S Ultraapollon
Xiaomi‌Mi 10T Lite/Mi 10i/Redmi Note 9 Pro 5Ggauguin
‌XiaomiPoco F2 Pro/Redmi K30 Pro/Redmi K30 Pro Zoom Editionlmi
‌XiaomiPoco F3/Redmi K40/Mi 11Xalioth

Outros celulares receberam a atualização em abril, como os lançamentos entre as linhas Google Pixel 2 e Pixel 5. Modelos, como o Moto G6 Plus, Zenfone 5Z e o Poco F1, também aparecem na lista de dispositivos compatíveis. Ao todo, a relação engloba mais de quarenta celulares e tablets da Motorola, Samsung, Xiaomi e afins.

A lista completa de dispositivos compatíveis e os arquivos de instalação estão disponíveis no site do projeto. Antes de iniciar o procedimento (por sua conta e risco), certifique-se de ler todas as instruções atentamente. Também é preciso fazer um backup de todos os seus dados para evitar perdas.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados