LineageOS 21 é lançado com Android 14 e apps nativos renovados

LineageOS 21 é a nova versão da popular ROM personalizada com Android; novidade já é compatível com mais de 100 celulares e tablets

Emerson Alecrim
Por
LineageOS 21 chega com Android 14 (imagem: divulgação/The LineageOS Project)

Já está disponível o LineageOS 21, nova versão da popular ROM personalizada para quem busca um alternativa ao Android do seu celular ou tablet. A novidade é baseada no Android 14 e traz importantes atualizações para os aplicativos nativos, muitos dos quais passaram a ser compatíveis com o Material You.

O Material You é um padrão de linguagem visual introduzido pelo Google no Android 12. O seu uso melhora o aspecto estético dos aplicativos que o incorporam, bem como facilita a adaptação de suas interfaces a telas com tamanhos distintos.

Entre os apps nativos atualizados com o Material You no LineageOS 21 estão: Calculadora, Contatos, Discador, Mensagens, Jelly (navegador), Eleven (reprodutor de música) e Aperture (câmera).

Novo app de galeria, Aperture para fotos e Google TV

Um destaque do novo sistema operacional é o Glimpse, aplicativo de galeria de fotos e vídeos padrão do sistema. Ele traz uma interface intuitiva, um menu de configurações rápidas e um player de vídeo integrado.

Glimpse no LineageOS 21 (imagem: divulgação/The LineageOS Project)
Glimpse no LineageOS 21 (imagem: divulgação/The LineageOS Project)

O já mencionado aplicativo de câmera Aperture também chama a atenção por ter ganhado suporte melhorado a leitura de QR Code, adicionar opção de espelhamento de foto ou vídeo, permitir que o áudio fique mudo durante as gravações e filmar em HDR.

Já para dispositivos que suportam o Android TV, o LineageOS 21 traz um inicializador (launcher) que não exibe anúncios, configuração que já existe, mas que não costuma vir ativada nas compilações de outras empresas.

Baixe agora o LineageOS 21 (ou espere um pouco)

O LineageOS 21 é uma opção interessante para quem tem um celular ou tablet cuja instalação do Android não é agradável ou não recebe mais atualizações. Porém, a liberação do sistema operacional para cada modelo é feita aos poucos.

O navegador Jelly no LineageOS 21 (imagem: divulgação/The LineageOS Project)
O navegador Jelly no LineageOS 21 (imagem: divulgação/The LineageOS Project)

Mais de 100 aparelhos já são suportados, felizmente. Entre eles estão:

  • Asus: Zenfone 5Z
  • Motorola: Edge 20, Edge 20 Pro, Edge 30, Moto G6 Plus, Moto G52, Moto G200, Moto G7 Play
  • Samsung: Galaxy Tab A7, Galaxy Tab S5e
  • Xiaomi: Mi 5, Mi 6, Mi 8, Mi 9 SE, Redmi 3S, Redmi 4A, Poco F1

Acesse a página de dispositivos do LineageOS para saber se o seu smartphone ou tablet é compatível. Toque ou clique no botão “Filter” e, em “LineageOS versions”, selecione “21” para encontrar os modelos que já têm download para o LineageOS 21. Saiba ainda como instalar o LineageOS em seu aparelho.

Receba mais sobre LineageOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados